22 Janeiro 21
Feiras

António Moreira Gonçalves

Performance e sustentabilidade: o plano da A. Sampaio na ISPO Munich Online

A têxtil A. Sampaio está a ultimar os preparativos para a presença na ISPO Munich, a principal feira europeia de vestuário e equipamentos desportivos, que este ano se realiza de 1 a 5 de fevereiro num formato inteiramente digital. “Aquilo que levamos sempre a esta feira são malhas que, para além de performance e estética, sejam também sustentáveis”, explica Miguel Mendes, responsável comercial da A. Sampaio & Filhos.

Presença habitual na feira de Munique, a A. Sampaio faz do sportswear uma das suas áreas de atividade e tem na ISPO uma importante montra para as marcas europeias deste sector. “Estamos sempre a falar de desporto no sentido mais lato, que inclui o outdoor ou a prática mais casual, passando por muitas modalidades. Esta é uma área que estamos a desenvolver em contínuo, não fazemos coleções, estamos sempre a criar novas amostras ”, afirma Miguel Mendes.

Depois de no ano passado ter visto quatro das suas malhas serem selecionadas para o fórum ISPO Textrends, três delas para o segmento Accelarated Eco, a empresa de Santo Tirso volta a apostar na sustentabilidade como argumento para seduzir novos e antigos clientes. “Percebemos que o mercado de desporto é muito sensível à questão ambiental, uma das questões que foi apreciada pelo júri do Textrends foi a biodegrabilidade. E neste momento temos já artigos que são de origem reciclada e que no fim do seu ciclo de vida são biodegradáveis. Tudo isto é valorizado.”

As fronteiras entre a moda e o sportswear vão-se esbatendo com a afirmação de tendências como o athleisure ou o loungewear, colocando novos desafios à indústria. “Neste momento é necessário apresentar malhas versáteis, que possam sem utilizadas tanto na moda casual como no desporto. E é necessário cumprir parâmetros como a respirabilidade, a transferência de humidade ou a protecção antibacteriana, reforçando o conforto, que é também uma função em si mesmo. Ainda para mais no desporto, onde vai influenciar o rendimento dos atletas”, explica o responsável da empresa de Santo Tirso.

Realizada todos os anos, a ISPO Munich é a principal feira europeia de sportswear e equipamentos desportivos. Habitualmente o evento reúne presencialmente milhares de profissionais do sector, mas este ano será organizada exclusivamente através das plataformas digitais. Apesar de acreditar que “a presença e a interação física tem mais-valias que são insusbstituíveis”, Miguel Mendes espera que acredita que a A. Sampaio pode beneficiar da participação na ISPO, sobretudo por ser um nome já habitual no fórum Textrends, cuja presença é selecionada por um júri internacional de profissionais do sector.

A participação das empresas portuguesas PME na ISPO Munich Online é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

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