29 Maio 2018
Nanotecnologias

T

Penedo, Tintex e TMG rimam com inovação têxtil

O têxtil está em destaque nos Nanotech Awards, os prémios de inovação na área das nanotecnologias que na tarde desta terça-feira são atribuídos numa gala presidida pela secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann. O projecto Cork.a.Tex.Yarn, um fio com elevada incorporação de cortiça desenvolvido pela Têxteis Penedo e pela Sedacor, é um dos candidatos. Também as empresas Tintex e TMG são apontados como exemplo.

Distinguir casos de sucesso inovadores que estão a usar a nanotecnologia para mudar a indústria do Norte de Portugal é o propósito da iniciativa promovida pelo CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que decorre na Casa das Artes, em Famalicão.

A par do fio com incorporação de cortiça da Penedo e Sedacor (na foto, já aplicado em tecido), também a BestHealth4U, a start-up de Braga que desenvolve produtos para aplicações médicas que previnem inflamações cutâneas, é outra das candidatas aos prémios que são atribuídos durante a gala.

A afirmação da região Norte de Portugal como pólo fulcral na inovação e utilização prática da Nanotecnologia é um dos principais objectivos da iniciativa, que pretende também sensibilizar e apoiar as empresas a investir em produtos inovadores, antecipando o futuro e dando resposta aos novos desafios dos consumidores dentro do panorama do mercado global.

Da cooperação com o tecido empresarial o CeNTI regista já 57 pedidos ativos de patente como requerente e/ou inventor, 7 patentes concedidas e diversas outras ainda em fase de exame. Colaborou ativamente em mais de 170 projetos com a indústria, 20 projetos europeus, 111 projetos financiados a nível Nacional, 30 projetos diretos e 9 projetos em investigação fundamental, apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Atualmente, encontram-se em desenvolvimento em 33 projetos no âmbito do PT2020, 12 projetos H2020 e 23 projetos diretos com clientes, nas mais diversas áreas de aplicação.

Por sua vez, o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, tem um programa de pesquisas em quatro campos estratégicos na implantação da neociência e nanotecnologia: Alimentação e Meio Ambiente, ICT, Energias Renováveis e Saúde. Sediado em Braga conta com a colaboração de engenheiros e cientistas de todo o mundo, com o propósito de se tornar polo central na implantação da nanotecnologia a nível global.

O CeNTI resulta de uma parceira entre três entidades tecnológicas – CITEVE-Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal; CTIC-Centro Tecnológico das Indústrias do Couro; e CEIIA-Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel – e e as universidades do Minho, Porto e Aveiro.

Partilhar