10 Março 2017
Inovação

T

Penedo faz resguardo de colchão inteligente

A Têxteis Penedo, a Comfort Keepers, o Citeve, o CeNTI e o IPCA integram um consórcio que visa desenvolver um resguardo têxtil de colchão, que, através de um sistema de mapeamento de pressões quantitativo com atuação inteligente, fará o alívio destas sobre o utilizador, prevenindo o desenvolvimento de úlceras de pressão.

O projeto I&DT em Copromoção ActiveRest teve início no dia 1 de outubro de 2016 e terá a duração de 30 meses, com término a 31 de Março de 2019. E tem um investimento elegível de 654.967 euros, com uma taxa de financiamento de 71,40%, através do Programa Compete da agenda Portugal 2020.

Pretende-se também com o desenvolvimento daquele resguardo de colchão efectuar a monitorização de parâmetros de risco na prevenção de úlceras de pressão, assim como o desenvolvimento de um sistema de comunicação e uma interface de software gráfico para utilização remota por parte dos prestadores de cuidados de saúde.

O ActiveRest será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar dotada das competências necessárias e complementares para uma boa execução do projeto estando contemplada a participação de entidades empresariais que atuam nas fases críticas da cadeia de valor do produto e ENESII.

Além da Têxteis Penedo, a outra empresa que integra o consórcio é a Comfort Keepers, uma rede de empresas de prestação de Serviços de Apoio Domiciliário, com mais de 650 escritórios em todo o mundo. Em Portugal desde 2006, assegura cobertura nacional, e todos os seus escritórios encontram-se licenciados pelo Instituto da Segurança Social.

 

activerest

Partilhar