18 Agosto 2017
Inovação

T

Penedo cria almofada que é também cama “pronta a dormir”

É um produto inovador, engenhoso e multifuncional, que a Têxteis Penedo está a desenvolver em colaboração com o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal e do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes. O projecto Pillow2Bed utiliza materiais e estruturas têxteis para criar uma almofada que funcionará também como confortável cama.

Agostinho Afonso, administrador da inovadora têxtil de Guimarães – está prestes a lançar os cortinados com led -, deixa claro que o segredo é ainda a alma do negócio e diz que “tudo “stá ainda numa fase inicial e é cedo para falar das suas características”. Remete para a informação que foi colocada na página da internet da empresa, que fala no “desenvolvimento de um artigo engenhoso e multifuncional para o lar, assente num conceito inovador”.

Os objectivos estão definidos, contando esta fase de investigação e desenvolvimento com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolvendo um investimento elegível FEDER de 458 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 242 mil euros.

“Pretende-se através de um design criativo e inteligente e a combinação de materiais e estruturas têxteis, desenvolver uma almofada decorativa que seja facilmente convertida numa cama ‘pronta a dormir’ confortável e adaptável a diferentes condições de utilização”, informa ainda a empresa, acrescentando que a fase de desenvolvimento do produto deverá finalizar dentro de pouco mais de ano e meio, em Abril de 2019,

Mais completa é a informação disponibilizada pelo Compete2020, que descreve o propósito de “obter um artigo inovador e diferenciador, que seja prático, conveniente, fácil de transportar e sustentável”. O objectivo de investigar novos materiais para conferir propriedades antialérgicas e com função de isolamento térmico é igualmente referido, a par das preocupações ambientais e a exploração estruturas têxteis à base materiais renováveis e materiais reciclados por vias ecológicas.

Como mercado alvo do novo produto são apontadas as situações de necessidade de optimização de recursos, espaço físico e tempo. “Este produto pode ainda servir mercados relacionados a indústria do turismo, nomeadamente os conceitos B&B (bed and breakfast) e couchsurfing, com o crescimento exponencial que estes sectores estão a ter um pouco por todo o mundo. Outra potencial área de aplicação com grande relevância poderá ser a utilização deste tipo de solução para crianças e bebés permitindo por exemplo a sua utilização em infantários de forma personalizada e atractiva”, como indica a informação oficial.

Partilhar