14 Junho 19
Têxteis técnicos

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Pé ante pé, Foot by Foot prepara novo salto em frente

Pé ante pé, a Foot by Foot está a preparar um novo grande salto em frente, investindo em novos produtos para entrar em novos segmentos de mercado, tendo como objetivo aumentar em 50% o seu volume de negócios, fazendo-o crescer de três milhões para 4,5 milhões de euros, num prazo de dois anos.

“Vamos à ITMA [20/26 de Junho, em Barcelona] à procura de novos equipamentos, de novas tecnologias para investir. Queremos alargar a nossa gama de produtos, talvez com algo diferenciados na área do coating”, explica António Oliveira Pereira, 47 anos, licenciado em Economia (Lusíada, 1996) e administrador responsável pela área financeira da Foot by Foot-Revestimentos Têxteis.

Especialista em termo-colados e revestimentos, a empresa de Felgueiras tem vindo a a fazer um caminho em que as duas principais marcas de água são a subida na cadeia de valor e a diversificação de produtos e clientes.

Reforçar o stock de matérias primas, para garantir uma resposta ainda mais rápida, em particular no segmento dos têxteis lar, é outro dos investimentos em curso nesta empresa que se orgulha de colocar um produto em qualquer ponto da Europa, num prazo máximo de 72 horas após a recepção da encomenda do cliente.

Fundada em Guimarães, em 1978, por José Pereira, avô de António (à direita na foto, à conversa com secretário de Estado da Economia e o embaixador em Berlim durante a última Techtextil), a Foot by Foot começou por se chamar Colpe (Colagens Pereira), ser apenas comercial e ter como único cliente a indústria automóvel.

Manuel Pereira (pai de António e um dos dez filhos de José) comprou as quotas dos seus irmãos e imprimiu um novo fôlego à Foot by Foot, deslocando o seu centro de gravidade industrial para Felgueiras, em 2001, ano em que 99% da sua produção era destinada à indústria de calçado.

Este século, entre a segunda e a terceira geração  – além de António, o mais velho dos três filhos de Manuel, também os seus irmãos Nuno, 40 anos, e João, 37, já trabalham na empresa, ocupando-se da produção e das compras, respetivamente – a Foot by Foot foi criando novos produtos e descobrindo novos mercados.

O peso do calçado no seu volume de negócios caiu de 99% para 35%, sendo que os têxteis lar são já o principal cliente da empresa, sendo responsável por cerca de metade das suas vendas.

“Os têxteis lar são a área que está a crescer mais. São o motor da nossa empresa, compensando as quebras registadas noutros segmentos”, afirma o administrador da Foot by Foot, que tem um laboratório próprio e, em colaboração com CITEVE, CenTI e Universidade do Minho, tem desenvolvido produtos técnicos e inovadores que lhe permitiram exportar para toda a Europa.

O produto estrela da empresa para o segmento de têxteis lar são as protecções para colchões, em todas as suas vertentes – hospitalar, hoteleira e doméstica –  com um sem número de funções e propriedades, como flame retardant, encolhimento mínimo (2% ou menos), anti-deslizante, respirável, impermeável, permitindo lavagens a temperaturas muito elevados, etc, etc…

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