11 Março 18
Indústria

António Gonçalves

Pafil investe 2 milhões em nova casa com o triplo da dimensão

A Pafil Confecções está a ultimar um investimento de 2 milhões de euros numa nova fábrica para onde se vai mudar até ao final do ano. Para além do aumento da equipa, a transição é especialmente motivada pela necessidade de mais espaço para responder à diversidade de encomendas.

A mudança da atual fábrica com 1 600m2 para umas novas instalações com 4 500m2, em Louro, Vila Nova de Famalicão, vai permitir à empresa resolver um problema de espaço que surgiu com a compra de novas máquinas. “Quando a têxtil esteve mal, nós investimos em criar produtos elaborados e de valor acrescentado, o que nos foi obrigando à aquisição de tecnologias e máquinas diferentes para produtos mais grossos e mais finos”, explica Rui Pereira, administrador da empresa.

Neste momento, a fábrica atual, localizada em Viatodos, Barcelos, limita a capacidade de produção. “A nossa equipa está a crescer, já somos mais de 70 pessoas, mas acima de tudo precisamos de espaço para conseguir manter diferentes linhas de produção em simultâneo”, adianta o empresário, que espera fazer a mudança o mais cedo possível. Neste momento, a nova fábrica ainda está em construção – na imagem, uma maquete 3D do seu aspecto final – mas espera-se que esteja concluída nos próximos meses.

A celebrar 30 anos de atividade, a Pafil dá assim um passo decisivo na sua história. Especializada em vestuário técnico e desportivo, a empresa tem crescido com base quase exclusivamente nas exportações. “Com destino a Portugal apenas temos uma pequena produção de casacos para bombeiros, de resto podemos dizer que 98 ou 99% do nosso trabalho é para exportação, direta ou indiretamente”, afirma Rui Pereira.

Entre os clientes da Pafil, encontram-se marcas como a BMW, para a qual produz coletes com sistemas eletrónicos integrados, ou a Satisfy, marca francesa de vestuário de luxo para running.

Partilhar