19 Setembro 2017
Empresas

T

PA&CO faz formação na procura de novas competências

A empresa tem 23 anos e continua a apostar na evolução de todos os processos produtivos. “A equipa está em constante formação de forma a estar na vanguarda das novas tecnologias do setor”, conta Joaquim Duarte Azevedo, 56 anos, administrador da PA&CO, SA, uma empresa de Barcelos que se dedica ao desenvolvimento e produção de vestuário exterior.

Situada num concelho com grande tradição na indústria têxtil e vestuário, a PA&CO, constituída em 1994, aposta na flexibilidade e evolução dos processos de produção garantindo, “uma posição de confiança e destaque no mercado”. “Os sócios da empresa detinham experiência no setor, quer na vertente industrial, quer na vertente comercial”, explica o fundador Duarte Azevedo.

Com a necessidade de consolidar o negócio, a empresa apostou no desenvolvimento produtivo. Com o crescimento da empresa, avançou para novos mercados, nomeadamente: belga, holandês, francês, e nórdico.

Em 2010, a PA&CO mudou para as atuais instalações em V.F. São Pedro, passando o número de trabalhadores de 30 para 45 (actualmente são 58), a qualidade das suas infraestruturas, e o seu volume de negócio.

“Num ambiente empresarial muito competitivo e exigente, a certificação é uma forma de reconhecimento do desempenho dos nossos colaboradores e também um meio para a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros em geral. Por outro lado é ainda uma motivação adicional para a manutenção dos certificados adquiridos, continuando o crescimento e mantendo uma posição de destaque no nosso setor”, diz Duarte Azevedo.

“A motivação é a satisfação do cliente. Para isso, estamos vocacionados para a utilização das mais diversas técnicas: Impressão Digital/  Impressão a Laser/ Impressão All-over/ sublimação/ Bordado Tradicional/ Alta-frequência/ Aplicação, etc.”, acrescenta.

“O nosso objetivo é estar na vanguarda das novas tecnologias da indústria”, enfatiza Duarte Azevedo, precisando que as tecnologias implementadas na empresa são o sistema integrado de informação, gestão e  produção – gestão integrada do processo produtivo.

A PA&CO tem implementado o Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001, certificado pela SGS, no âmbito da confeção de artigos de vestuário. “A implementação do sistema de gestão da qualidade proporcionou a solidificação dos processos internos e melhoria da sua estrutura de controlo, colocando-nos num patamar de maior exigência relativamente à produção. Esta certificação melhorou a facilidade de decisão e do fator de competitividade”, explica Duarte Azevedo, que não deixa de enfatizar: “A base da nossa empresa são os trabalhadores. Todos são tratados com dignidade, respeito e são oferecidas as melhores condições de trabalho para a satisfação de todos os membros envolvidos com a empresa.”

A PA&CO tem particular preocupação com o meio ambiente tendo implementado nas suas instalações as seguintes técnicas/tecnologias: Painéis fotovoltaicos para geração de energia e solares para aquecimento de água / caldeira; Separação de resíduos; Iluminação LED; Coberturas com painéis translúcidos e Certificação energética. A PA&CO dá prioridade às questões ambientais.

Partilhar