20 Abril 2017
Têxteis técnicos

T

Olbo & Mehler investe mais 1,4 milhões em Famalicão

A Olbo & Mehler vai investir 1,4 milhões de euros na compra de novos equipamentos e na construção de um novo pavilhão. Esta empresa alemã, sediada em Famalicão, está entre os líderes mundiais no fabrico de têxteis técnicos para aplicação na indústria automóvel, farmacêutica, mineira e na área da segurança e defesa.

O novo projecto de investimento já recebeu luz verde da Câmara Municipal da Famalicão, designadamente na parte respeitante à construção do pavilhão que visa a optimização dos fluxos logísticos relacionados com os produtos acabados.

O investimento vai permitir criar mais cinco postos de trabalho. Actualmente a Olbo & Mehler dispõe de 291 colaboradores efectivos.

A Câmara de Famalicão vê na “intensificação do investimento” no concelho mais um sinal claro da estratégia que as empresas ali sediadas vêm perseguindo para garantir competitividade no mercado e que assenta em dois factores: inovação e melhoria contínua.

A Olbo & Mehler teve origem na Alemanha, na década de 1930, mas em 2014 concentrou todas as competências do grupo alemão em Landim, Vila Nova de Famalicão, onde são concebidos produtos inovadores que têm como destino único a exportação.

Nesse ano de 2014, o grupo alemão adquiriu a Segures Têxteis, na freguesia de Landim, onde desde então desenvolve a sua actividade. E fê-lo, diz a autarquia, “porque em Famalicão encontrou recursos humanos altamente qualificados e infraestruturas tecnológicas de investigação e inovação capazes de responder aos desafios constantes que lhe são colocados”. O valor global desta operação, que consistiu na ampliação e modernização das instalações da antiga unidade fabril, atingiu os 10 milhões de euros.

As vendas anuais da Olbo & Mehler rondam os 60 milhões de euros, sendo um dos seus produtos bandeira um tecido construído à base de basalto resistente a altas temperaturas.

No âmbito desta iniciativa empresarial, a Olbo & Mehler foi contemplada com incentivos fiscais ao abrigo do Regulamento de Projectos de Investimento de Interesse Municipal – Made 2IN. A proposta de projecto e respectivo apoio financeiro ao investimento foi aprovada por unanimidade na quinta-feira passada, 13 de Abril, pelo executivo municipal liderado por Paulo Cunha.

Partilhar