29 Janeiro 20
Inovação

António Moreira Gonçalves

O quarteto fantástico da A. Sampaio na ISPO Textrends

A portuguesa A. Sampaio foi um dos exemplos luminosos da vanguarda tecnológica com que a indústria portuguesa brilhou ao longo dos últimos quatro dias na ISPO Munich. Com quatro malhas no Top 10 do fórum Textrends – seleccionadas por um júri de especialistas internacionais – a empresa de Santo Tirso foi um dos nomes em destaque no fórum de tendências da feira que encerra hoje as portas.

Portugal foi, aliás, uma das nacionalidades mais referidas no fórum Textrends desta edição da ISPO. A A. Sampaio conta com quatro malhas no Top 10 e cinco na categoria selected, mas também as congéneres Gulbena, LMA, RDD e Tintex têm artigos ‘selected’ nas várias categorias do fórum. Ao todo, 24 amostras Made in Portugal contaram com a exposição destacada do fórum de tendências da maior feira de artigos de moda desportiva do mundo.

“Ajuda sempre, primeiro porque é bom ter a opinião de um júri especializado, depois porque sabemos que os clientes tomam nota”, salienta Miguel Mendes, administrador da empresa. O reconhecimento da ISPO já não é novidade para a equipa da A. Sampaio. Desde 2014 que a empresa de Santo Tirso marca presença nos Textrends. Em 2017 contou com dois Best Products e dois Top 10, e na última edição com mais dois Top 10.

Este ano, são quatro as malhas A. Sampaio no Top 10 da Textrends. Três na categoria Accelarated Eco e uma na Membranes & Coating. “Todas orientadas para um estilo de vida activo e sustentável, mas cada uma delas com características muito próprias”, explica o responsável pela empresa.

Na base da avaliação do júri esteve a conjugação de matérias-primas sustentáveis com métodos inovadores, orientados para o fabrico de vestuário de elevada performance. Tencel Refibra, PLA, poliéster reciclado e cânhamo são apenas alguns dos materiais que a A. Sampaio utilizou no fabrico das quatro malhas seleccionadas. “Antigamente tínhamos uma linha específica de malhas sustentáveis, mas hoje isso já não faz sentido, especialmente numa feira como esta. Numa ISPO estamos a trabalhar para públicos que não só prezam muito o exercício físico, mas também o contacto com a natureza”, sublinha Miguel Mendes.

A participação das empresas portuguesas na ISPO Munich é mais uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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