19 setembro 19
Comércio

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O próximo desafio da moda: venda por assinatura

A norte-americana Stitch Fix é talvez a pioneira no desbravar de mais uma nova tendência, a venda por assinatura. Criada em 2011, lucrativa desde 2014 e cotada desde 2017, a empresa atingiu em 2018 valores de faturação próximos dos mil milhões de euros e tem 2,7 milhões de assinantes.

O modelo da Netflix – que muitos consideravam há apenas alguns anos um verdadeiro disparate – está a ser replicado em cada vez mais áreas do consumo, incluindo a moda. Num mundo onde a rapidez e o consumo dedicado vem ganhando cada vez mais adeptos, começam a a acumular-se exemplos de empresas que encontraram nas vendas de moda por assinatura o seu objeto social de sucesso.

O segredo é o que está por trás das outras empresa, Netflix incluída, que antecipam as preferências dos seus assinantes: através de uma análise exaustiva e constante de dados, a Stitch Fix é capaz de, para cada um dos seus 2,7 milhões de assinantes, oferecer-lhes a sua próxima compra antes mesmo de ela ser sequer uma opção pessoal. A empresa faz uma seleção de cinco peças para cada assinante de acordo com as suas preferências e o utilizador tem três dias para decidir o que fica e o que não fica a pagar.

A Le Tote, também norte-americana e fundada em 2012, inovou em relação à Stitch Fix introduzindo a possibilidade do aluguer (de roupa do dia-a-dia), com um seguro que cobre qualquer dano e com os custos de lavandaria incluídos. As empresas de aluguer têm vindo, entretanto, a multiplicar-se.

Como não podia deixar de ser, as grandes retalhistas da moda não podiam ficar indiferentes a este cenário: Gap, Urban Outfitters ou Bloomingdale’s já aderiram à onda da venda por assinaturas. A Gap adotou o modelo Stitch Fix através do serviço Style Passport, enquanto os outros dois optaram pelo mode Le Tote: Nuuly (Urban Outfitters) e My List (Bloomingdale’s) ainda não estão ativos mas já têm uma lista de espera.

Num universo onde a criatividade é um dos apetrechos mais capazes de criar novos nichos de negócio, a venda por assinatura parece ser uma área a que vale a pena estar atento e com grande potencialidade.

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