31 Julho 19
Estratégia

T

O pensamento do presidente resumido em 14 frases

”A têxtil é a mais absorvente e completa das indústrias. Tem mais variáveis. Temos de estar sempre a inovar. Não podemos parar nunca. Só consegue sobreviver quem estiver sempre a investir. Parar equivale a uma sentença de morte” – eis a frase que seleccionamos para destacar das 14 (esta e mais 13) que reproduzimos para sintetizar o pensamento do novo presidente da ATP.

Diabo. O diabo está nos detalhes. E a estamparia, quer a convencional quer a digital, tem muito detalhes”

Empreendedor. “Quem não é empreendedor não percebe o que é tomar a decisão de investir sem ter a certeza se vai ou não ter sucesso, pois há uma data de factores de contexto que não domina”

Estamparia digital. A estamparia digital não substitui por completo a tradicional. São ferramentas complementares. Cada uma tem o seu lugar. Não é por existirem automóveis que os camiões deixam de fazer falta”

Fileira.“ O melhor cenário para a têxtil falar a uma só voz seria continuar o processo de consolidação até toda a fileira estar representada numa única associação”

Fisco. ”A carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho e sobre os lucros das empresas é o elevada que ninguém consegue enriquecer fruto do trabalho e do mérito

Futuro. ”Dentro de fez anos vejo a Adalberto como como líder europeia na área da estamparia. É esse o meu objetivo. E ao ser líder na Europa seremos naturalmente lideres mundiais, pois o gosto e o saber fazer europeu são admirados em todos o mundo. Em qualidade  e design não há quem nos iguale. Somos os melhores do mundo”.

Investimento. ”As empresas que investem continuamente no seu negócio podem ir a jogo. Para as empresas que não investem é a crónica da morte anunciada” 

Modelo de negócio. Com a procura de novos designs nas lojas, várias vezes por mês, as pressões exercidas nas estamparias têxteis são enormes. Todo o modelo de negócios mudou. Além de impressão e entrega rápidas, as tiragens precisam ser mais curtas. Isso significa que as alternâncias de trabalho devem ser rápidas e com o mínimo de desperdício. As entregas precisam ocorrer em dia e a estocagem dos fornecedores e lojistas tem que ser reduzida ao mínimo para cortar custos. A necessidade de um preço competitivo aumenta a pressão”

Ortega. “O que ajudou a salvar a nossa iTV foi o modelo inventado pelo sr. Ortega pois a velocidade obriga à proximidade. Quando o prazo entre a criação de uma peça e ela estar na loja é de três a quatro semanas, dá muito jeito estar a 200 km da Corunha”

Perdas e ganhos. ”Perdermos os clientes de volume mas ganhamos outros com necessidades mais sofisticadas”

Política e leis. “O ambiente politico e a legislação que regula a atividade económica são fundamentais. Não é por acaso que usando a mesma matéria prima – alemães –  a RDA  fez o Trabant, o pior carro do mundo, enquanto a RFA produzia os Porches, Mercedes, BMW, Volkswagen e Audis

Produtividade. ”O aumento de produtividade permite-nos dar respostas ao atual nível de lançamento de novas peças de vestuário. As marcas estão a eliminar a sazonalidade multiplicando o número de pré-coleções

Tendências. ”Duas grandes tendências estão a afetar-nos: o crescimento da moda rápida e designs mais desafiadores”

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