24 Maio 2018
Moda de luxo

José Augusto Moreira

O coração da Farfetch já tem o dobro do tamanho

Adoptando a forma de origami, que é o símbolo da marca, o novo pavilhão da Farfetch no Avepark de Guimarães tem o dobro da área das anteriores instalações e acolhe uma equipa de 240 colaboradores que é o coração da operação para todo o mundo. No novo edifício, com cerca de 10 mil metros quadrados, podem ser processados por dia 4 mil artigos, uma capacidade de produção que equivale à média anual dos seus concorrentes mais directos.

É nesta unidade de Guimarães que funciona a área de Creative Operations com a produção de imagens e conteúdos que estão no centro da actividade da maior e mais bem sucedida plataforma de comércio de moda de luxo à escala global. As novas instalações foram inauguradas nesta quarta-feira pelo ministro da Economia, que destacou o crescimento da Farfect, “uma história de sucesso que tem que ser contada e recontada”, como frisou Manuel Cardeira Cabral.

Com a mudança para as novas instalações – mesmo ao lado das anteriores –, a Farfetch passa a contar com mais de 40 estúdios e condições para processar 4.000 artigos por dia. O director geral e Chief Supply Chain Officer, Luís Teixeira, destaca também o facto de continuar a funcionar em Guimarães, onde a área de Creative Operations está instalada desde o início.

“Este será o maior dos nossos centros de produção em todo o mundo, capaz de processar centenas de milhar de produtos por ano. As nossas equipas de estilistas, modelos e fotógrafos criam imagens incríveis dos artigos que ajudam os clientes a escolher as roupas e acessórios que mais gostam. Aqui em Guimarães também desenvolvemos conteúdo, como as descrições dos artigos e informações relativas a tamanhos e medidas”, explicou também Luís Teixeira.

O edifico, da autoria do arquitecto Hugo Pedra – responsável também pela adaptação dos escritório do Porto, na Leonesa – conjuga áreas de serviços com estrutura industrial numa lógica de open space com ilhas de actividade. O edifício, de três pisos, acolhe áreas de lazer e entretenimento, como bar e um jardim interior, e tem na cobertura um amplo deck onde o ministro, a secretária e Estado, Ana Teresa Lehmann, e demais convidados relaxaram numa espécie de “sunset party” depois dos discursos inaugurais e da visita à instalações.

Numa breve caracterização da actividade actual da Farfetch, Luís Teixeira destacou a liderança global no comércio de moda de luxo assente numa parceria com 900 marcas e boutiques de 47 países, uma média mensal de mais de 20 milhões de visitas à plataforma de e-comerce – “muito à frente de todas as outras” – e mais de dois milhões e clientes de 190 países que fazem encomendas no valor médio e 700 dólares.

Tudo, frisou o director geral, “com Portugal como centro gravitacional e em Guimarães onde tudo foi criado e de onde nunca saímos”.

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