07 Agosto 2020
Moda Sustentável

T

O casaco de Cátia é o primeiro “Green Dress Code”

Foi com um casaco oversize em ganga reutilizada que a jovem Cátia Gomes Rego venceu a primeira edição dos prémios Green Dress Code, uma iniciativa da têxtil Cottonanswer que quer premiar exemplos de moda sustentável e inovadora. A jovem estudante do Modatex venceu um prémio de 1000€ e garantiu um estágio de três meses na têxtil de Barcelos.

O concurso foi lançado no final do ano passado, numa iniciativa conjunta entre a têxtil Cottonanswer e o Modatex. Focado na moda sustentável, o projecto desafiou estudantes de moda e design a criarem peças de vestuário a partir de materiais sustentáveis ou da reutilização de peças já em fim de vida, colocando a criatividade ao serviço da economia circular.

Com 11 projectos a concurso, o júri – composto pela designer Carla Pontes e por representantes da Cottonanswer e do Modatex – premiou a jovem designer Cátia Gomes Rego com o primeiro lugar, atribuindo ainda quatro menções honrosas aos estudantes Ana Barbosa, Diana Rodrigues, Mónica Silva e Sílvia Ribeiro.

A peça vencedora consistiu num casaco oversize em ganga, com um design alusivo à cidade de Barcelos. “Fui angariando calças de ganga, desfiz as calças todas e depois tive a ideia de fazer um casaco oversize, que desse para toda a gente usar. Depois surgiu a ideia do bordado atrás, porque quis juntar algum elemento representativo de Barcelos, como o galo – o galo tinha de estar lá – e escolhi o Senhor da Cruz”, explica a vencedora do primeiro prémio Green Dress Code, que agora estagiará na CottonAnswer.

Depois desta primeira edição, a têxtil de Barcelos está já a lançar as bases para o próximo ano, alargando a iniciativa. “Nesta edição, a participação foi direcionada para os estudantes da área, do Modatex, mas a ideia é alargar a participação nos próximos anos para toda a comunidade escolar do sector. É fundamental criarmos aqui um canal direto entre os estudantes e as empresas” afirma o Presidente do Conselho de Administração da Cottonanswer, António Santos.

CottonAnswer2

Partilhar