10 abril 19
Têxteis lar

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Novidade é a palavra chave no catecismo da Traços Singelos

Novos produtos, novos clientes, novos mercados são os mandamentos da nova rota traçada pela Traços Singelos, uma têxtil lar especializada em roupa de cama e acolchoados que fixou como objetivo fazer este ano meio milhão de euros na exportação, depois de nos seus primeiros sete anos de vida ter vivido no seu essencial à custa do mercado interno e da grande distribuição.

Olha-se para a carteira de clientes da Traços Singelos e encontra-se lá os nomes das grandes cadeias de hipermercados: Continente, Auchan e Pingo Doce (em Portugal), mas também já algumas lanças em África – o Carrefour (Marrocos) e o Candando Angola .- mas também em Espanha.

“Fornecemos uma gama média, não é o primeiro preço”, esclarece Fátima Silva, que em 2011 criou esta empresa, após um largo percurso nos têxteis lar, com passagens pela Coelima e Têxteis Penedo.

Como a grande distribuição garante grande volumes mas as margens são muito apertados, Fátima achou chega a hora de diversificar e imprimir um novo fôlego a uma empresa que fechou o ano passado com um volume de negócios de três milhões de euros, que representam um crescimento de 15% sobre 2017.

“Foi um ano bastante bom a nível de vendas para os clientes existentes, mas não de clientes novos”, nota a fundadora da Traços Singelos, que em janeiro debutou na Heimtextil (stand nas fotos). “Foi uma surpresa, pois correu muito melhor do que estávamos à espera. Fomos lá apenas para mostrar que também fazemos coisas muito boas”, explica.

Foi em Frankfurt que a Traços Singelos apresentou ao mundo a primeira colecção da sua marca própria, Inspiring, uma das armas que Fátima preparou para a conquista de novos mercados – debaixo de olho estão França, Reino Unido (o Brexit não a assusta), Finlândia, Suécia e Noruega (onde já tem um pé).

Uma espécie de saco cama acolchoado (com pelo por dentro, para usar quando estamos sentados no sofá durante as noites frias de inverno) e que se pode abrir transformando-se em manta, é um dos novos produtos desenvolvido pela têxtil lar de Vila Nova de Sande.

“Vamos evidenciar a boa qualidade da nossa produção, com materiais nobres, bordados, linhas lavados e novas técnicas de fingimento. Não teria qualquer sentido estar a fazer o que os outros já fazem”, conclui Fátima.   

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