13 Junho 2017
Google

T

Nova exposição da Google permite navegar na história da moda

A mega exposição “We wear culture”, feita pela Google em parceria com mais de 180 museus, escolas e instituições de moda de 42 países, leva quem quiser numa autêntica viagem no tempo. Histórias por detrás de peças simbólicas, vídeos explicativos e colecções de designers famosos são só algumas das coisas que podem ser encontradas nesta nova plataforma.

A Google descreve este novo espaço virtual como uma exposição com exposições dentro, onde se podem consultar “três milénios de moda na ponta dos dedos”. De forma a organizar os materiais recolhidos, a gigante da informática trabalhou com curadores de forma a criar mais de 450 exposições, consoante os diferentes temas. Assim, podem-se consultar arquivos tão diversos como a história do streetstyle japonês, passando pelas roupas usadas pela corte de Versailles ou os diferentes usos da pele animal no vestuário – esta última, por exemplo, é feita em colaboração com o Museu Nacional do Traje, que disponibilizou também vestidos do século XVIII, vestidos de noiva, fatos de banho e uma outra colecção desconhecida do público.

A outra instituição portuguesa que colaborou nesta exposição foi o Museu do Teatro e da Dança, onde se podem ver os figurinos do Bailado Verde Gaio e o traje de moro do bailado Lenda das Amendoeiras.

A história por detrás de peças icónicas como as meias de vida de Marylin Monroe ou o vestido preto da Chanel também podem ser consultadas, vistas e muitas vezes ouvidas, uma vez que a plataforma disponibiliza não só fotos – algumas em alta resolução, que permitem ver peças ao detalhe – mas também vídeos em 360º onde o espectador pode “navegar”. O guarda-roupa de Frida Khalo e o trabalho de vários estilistas de renome como Alexander McQueen, Cristóbal Balenciaga, Christian Dior, Gianni Versace ou Óscar de la Renta também podem ser consultados.

Este é um projecto que se insere na plataforma Google’s Arts&Culture, que está a digitalizar os tesouros da cultura mundial e funciona como guia didáctico e de entretenimento, assim como arquivo de mais de 30 mil peças de arte. Pode ver mais aqui.

Partilhar