15 outubro 18
Sustentabilidade

T

Nova coleção Kånken com mochilas recicláveis

Depois da Kånken a Re-Kånken. A nova linha  FW18 da da sueca Fjällräven combina o design icónico da mochila original com uma construção ecológica feita a partir de onze garrafas plásticas recicladas. Mantendo todas as caraterísticas da Kånken, a Re-Kånken é feita usando um único fio, conferindo um aspeto monocromático, sem risco de desbotar.

As mochilas podem ainda ser recicladas no final da sua vida útil, dado usarem uma inovadora tecnologia SpinDye que reduz radicalmente a quantidade de energia, água e produtos químicos usados durante o processo de produção.

O empresário sueco Åke Nordin, desaparecido em 2013, fundou em 1960 a Fjällräven, uma empresa especializada em equipamentos para atividades ao ar livre, principalmente roupas, no âmbito da qual desenvolveu um conceito de mochila que pretendia acabar com os artefactos pesados e sem formas que caraterizavam o que existia na altura.

A mochila criada por Åke Nordin em 1978, sob a marca Kånken, distribuía o peso de forma mais confortável e a sua forma retangular permitia o encaixe perfeito de pastas A4. Não demorou muito para que a Kånken alcançar um estatuto de destaque e a criar um street style que se espalhou até às celebridades de Hollywood. O design versátil da Kånken tanto se adapta aos apaixonados por moda como aos aventureiros que gostam de se ’perder’ em grandes caminhadas.

Adorada pela sua aparência simples e peculiar, a Kånken é uma mochila muito prática, com um design discreto, feita a partir do material ultra-durável (o Vinylon F), cujas fibras se expandem naturalmente tornando o tecido impermeável, perfeito para proteger da humidade. O seu grande compartimento contém muito espaço e os bolsos laterais e frontais são ideais para manter artigos de menor dimensão sempre à mão. O design inteligente das alças faz com que possa ser transportada como mochila ou como bolsa.

Partilhar