23 janeiro 19
Malhas

T

Nortenha com paredes de vidro e certificações GOTS E GRS

A Têxtil Nortenha iniciou o processo para obter as certificações GOTS (Global Organic Textile Standard) e GRS (Global Recycled Standard), que a habilitam e fornecer grupos como a H&M, enquanto tem em curso uma operação de ampliação e renovação do seu espaço, numa lógica verde, de sustentabilidade, reciclagem e preservação do meio ambiente.

O processo de ajustamento permanente da Nortenha às novas condições de mercado, que lhe permitiram manter a cabeça fora de água e sobreviver às sucessivas crises que fustigaram o setor desde o início do século, teve como consequência imediata a libertação de mão de obra e espaço.

Dos cerca de 12 mil m2 que ocupou outrora, a empresa necessita agora apenas de dois mil m2, pelo que está a concentrar a sua operação num lay out mais eficiente, ao mesmo tempo que rentabiliza as áreas desocupadas.

O laboratório, onde fazem os testes às malhas, que morava num primeiro andar distante, está a ser transferido para junto às áreas de confecção e comercial.

“Estamos a concentrar no espaço todas os setores da empresa, que ficarão separados apenas por paredes de vidro. Toda a gente vai ver toda a gente. Todas as semanas recebemos cá clientes que obrigatoriamente passarão ao lado da confecção onde as costureiras trabalham”, explica Paulo Branco, CEO da Empresa Têxtil Nortenha (ETN).

As obras de remodelação em curso, a concluir antes do final do ano, estão orçamentadas em 150 mil euros e obedecem a uma lógica 100% verde.

“O que está a ser desmontado de um lado está a ser montado do outro. Tudo, até às portas e dobradiças. Em vez de gastarmos mais recursos, estamos a reciclar todos os materiais”, diz o CEO da ETN.

No âmbito da política de rentabilizar os espaços desocupados, a Nortenha já tem um pavilhão alugado (o rés do chão a uma têxtil lar e o 1º andar a uma fábrica de máquinas e equipamentos) e está a investir 100 mil euros na requalificação e recondicionamento da antiga cogeração e anexos, uma área de cerca de 500 m2 que será alugada a escritórios e serviços, cada um deles com entrada independente.       

Partilhar