05 Agosto 19
Acessórios

Cláudia Azevedo Lopes

Noogmi: miminhos para mães e bebés

Juntar conforto, design e tradição e ainda conseguir mimar novas mães e os seus bebés? É a Noogmi, pois claro! A marca portuguesa de acessórios, que em novembro do ano passado completou um ano de vida, surgiu pelas mãos Alexandra Santos e Susana Melo e não tem parado de crescer: para além da loja online e da presença em várias lojas de norte a sul do país, já vende para Nova Iorque e iniciou recentemente a exportação para a Alemanha.

Na verdade, toda a marca gira em torno da maternidade. Alexandra Guedes, formada em comunicação e com experiência na têxtil (desde a época da faculdade que trabalha em vitrinismo e merchandising), e Susana Melo, licenciada em design de comunicação, ambas na casa dos 30, estavam a experienciar em pleno a maternidade – a Susana é mãe de 2 meninos e a Alexandra mãe de 2 meninas, com as mesmas idades (7 e 4 anos) – quando decidiram fazer nascer a Noogmi, com um linha de produtos 100% nacionais e naturais feita a partir de materiais como o burel, a cortiça e o algodão. O objetivo? Mimar os bebés e suas mães ao oferecer produtos que alinhassem na perfeição o conforto, o design e a tradição.

O primeiro produto da marca foi desenvolvido por Susana, quando esta ainda se encontrava a viver em Munique – a meio do projeto de desenvolvimento da marca regressou a Portugal – e a trabalhar como designer. “Quis criar um calçado diferente para o meu primeiro filho, o Dinis, que na altura tinha dois anos, e comecei a desenvolver o produto”, revela Susana Melo ao T. Envolveu no projeto a Alexandra, que na altura coordenava a sua atividade de mãe com a de viticultora e produtora de azeite biológico.

Faltava apenas escolher os materiais. “Quando formamos a equipa fomos estudando os vários materiais nacionais, que fossem de excelente qualidade, com tradição, história e muito carácter nacional. E também que, em processo de design, reagissem bem às transformações necessárias. Encontramos o burel, a cortiça e o algodão. Até hoje, trabalhamos com o burel da Burel Factory, a cortiça (isenta de químicos) da Sedacor e o algodão da Expertarefa. Já as palmilhas dos nossos sapatos são da Poleva. Tudo empresas e mão-de-obra nacional, uma das nossas prioridades como marca”, explica Alexandra.

Surgem assim os sapatos de bebé em lã de burel, pensados para reproduzirem a sensação de andar descalço ou de meias e ideais tanto para serem usados em casa como na rua, numa imagem cuidada e descontraída.

Para maximizar o conforto, o interior do sapato é em algodão e a sola em cortiça. O sucesso foi tal que o modelo de bebé deu origem ao de criança e adulto. O mesmo acontece com as carteiras, feitas em cordão de algodão da Elgui e “pensadas para mimar a mãe/mulher”, cuja versão de adulto vem acompanhada da réplica infantil, para que mães e filhas possam combinar os seus estilos.

Os porta-chupetas em burel – que segundo Susana “aparecem como um complemento aos sapatos e, claro, correspondem a vários pedidos de clientes que gostariam de adquirir o conjunto para o seu bebé ou para ofertar” – e os cordões em cortiça são outros dos artigos da marca.

Ao início, a elaboração dos produtos estava a cargo da dupla mas o aumento da procura levou a que não tivessem mãos a medir para tanto trabalho e tivessem que contratar ajuda externa. O que não foi fácil. “Até chegarmos às artesãs – um grupo da Vila de Cucujães – foi uma viagem que nos pareceu muito, muito longa. Sentimos uma lacuna nesta área. Encontrar uma empresa, familiar, que mantenha a qualidade da nossa mão-de-obra, que é excecional, é uma raridade. Mas existe”, revela Susana.

Agora, e tal e qual como uma criança, só resta à Noogmi crescer e com um ano de vida já se encontra presente em lojas pelo país fora – Porto, Lisboa, Évora e Lagos – e, para além de vender para Nova Iorque, deu início às exportações para a Alemanha.

“Quanto ao nosso volume de vendas, os resultados são muito positivos, quer a nível dos revendedores como da venda online. Estes primeiros números vão ser investidos na continuação da produção e no desenvolvimento da marca. Estamos confiantes no futuro, que irá trazer novos produtos, já em estudo. Queremos continuar a divulgar o design nacional e as suas maravilhosas matérias-primas”, completa Alexandra.

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