10 Julho 19
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Nike cresce e é a mais valiosa, Zara encolhe e vem a seguir

Segundo a já habitual avaliação da consultora Kantar, a Nike está avaliada em 47,4 mil milhões de dólares, o que faz dela, a líder destacada do ranking das “100 Marcas Globais Mais Valiosas”. Em segundo lugar vem a Zara, avaliada em 22,6 mil milhões, seguida pela Adidas (13,3 mil milhões) a fechar o pódio.

É a partir da análise do desempenho financeiro das empresas e de opiniões de milhões de consumidores recolhidas em cerca de 50 mercados em todo o mundo que a Kantar apoia a sua classificação. No caso da Nike, cuja avaliação cresceu 23% em relação à do ano passado, a consultora considera que o bom desempenho teve forte contributo de uma comunicação consistente, com narrativas impactantes em todos os canais, incluindo a campanha publicitária com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick. A venda de artigos de edição limitada em parcerias com marcas de luxo terá sido outro dos factores agregadores de valor.

Por outro lado, as questões da sustentabilidade e a consciência dos consumidores sobre os custos ambientais da fast fashion  parecem ter afectado a a valorização das gigantes deste segmento. Em relação à avaliação do ano passado, a Zara perdeu 16% do valor, enquanto a H&M recua significativos 28%, quedando-se agora nos 6,4 mil milhões.

O relatório da consultora destaca também a presença das marcas The North Face, Levi’s e Ralph Lauren entre os 10 primeiros do ranking, o que acontece pela primeira vez.

É este o top ten da avaliação da Kantar (em milhares de milhões de dólares):

1 – Nike (47,4)
2 – Zara (22,6)
3 – Adidas (13,3)
4 – Uniqlo (9,8)
5 – Lulemon  (6,9)
6 – H&M (6,4)
7 – Under Armour (3,9)
8 – The North Face (2,8)
9 – Levi’s  (2,4)
10 – Ralph Lauren (2,4)

 

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