19 setembro 2018
Investigação & Desenvolvimento

T

CeNTI: 12 anos na vanguarda da Nanotecnologia

Soluções têxteis capazes de promover efeitos de luz através da integração de LEDs, rodapés que detetam inundações ou fios de pesca industrial com filamentos luminosos, parecem ideias de um futuro distante, mas na realidade são apenas alguns dos inovadores produtos que incorporam nanotecnologia, produzidos por empresas do Norte de Portugal e que os investigadores do CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, têm ajudado a desenvolver.

Ao longo de 12 anos, o CeNTI tem vindo a desenvolver projetos de nanotecnologia e a transferir para a indústria os resultados da investigação, dando resposta a necessidades do mercado, dotando as empresas com soluções inovadoras o que, por consequência, aumenta a qualidade de vida das populações. Além disso, ao longo dos últimos anos, tem sido implementado, através do projeto Nanotech@NortePT, um trabalho de formação e consciencialização, relevando a importância da aposta na nanotecnologia para a indústria portuguesa, tornando assim mais fácil o acesso a mercados globais e criando um polo de atração em setores, tradicionalmente, conservadores.

Intimamente ligado ao tecido empresarial e à indústria, o CeNTI foi fundado em 2006, conta atualmente com cerca de 80 colaboradores e está vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, tendo por base a nanotecnologia, além de materiais funcionais e inteligentes.

Resulta de uma parceira entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Neste percurso de 12 anos de atividade, o CeNTI já colaborou ativamente em mais de 170 projetos com a indústria, 20 projetos europeus, 111 projetos financiados a nível nacional, 30 projetos diretos e 9 projetos em investigação fundamental, apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Atualmente, encontram-se em desenvolvimento 90 projetos nas mais diversas áreas de aplicação.

Partilhar