11 Abril 19
Inovação

António Moreira Gonçalves

Na trança da Rapunzel esconde-se o novo segredo da SGL

Quem já leu a história da Rapunzel sabe a verdadeira importância da longa trança loira da jovem princesa. O que poucos saberão, no entanto, é que, para a peça musical produzida por Filipe La Féria, a famosa cabeleira (na foto) é recriada a partir de uma nova fibra acrílica que a portuguesa SGL Composites está a desenvolver.

Uma novidade que resulta do projecto Acryflame, cujos primeiros desenvolvimentos foram apresentados no iTechStyle Summit 19 (foto abaixo). Com este projecto, a empresa (a antiga Fisipe) com fábrica no Barreiro espera vir a lançar no mercado uma nova fibra acrílica retardante de chama, passível de ser tingida.

Anteriormente, a SGL Composites  desenvolveu já uma outra fibra semelhante, a PANOX, que é atualmente utilizada em fatos de bombeiros, por exemplo. No entanto, esta fibra não aceita tingimentos, apenas pode ser produzida em preto. Para resolver este problema, a empresa deu início ao desenvolvimento de uma nova fibra, que se encontra agora a ser testada.

Foi nesta fase de testes que surgiu a ideia de criar uma cabeleira. “Existe um mercado de cabeleiras muito forte, especialmente em África, e é exigido que todas as cabeleiras sejam retardantes à chama. Entre o secador do cabelo ou a chama do fogão, as cabeleiras passam por várias situações em que podem acontecer acidentes”, explica Bruno Pereira, Market and Product Manager da SGL composites.

Assim, o espetáculo musical produzido por Filipe La Feria revelou-se o laboratório ideal para testar este produto. Não só a cabeleira assume um protagonismo ímpar como está constantemente sujeita às intensas luzes do palco. “Nós produzimos a trança com a cor, o toque e o aspeto pretendido e depois ainda passou pelas mãos de um cabeleireiro especializado”, conta o representante da empresa.

Para além dos testes em palco, a fibra está também a ser testada a nível industrial. Os resultados finais ainda não foram apresentados, mas a empresa espera vir a colocar este produto em vários mercados, dos têxteis-lar aos assentos de transportes. Passando pelas cabeleiras, claro.

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