03 Dezembro 18
Sustentabilidade

António Gonçalves

Na floresta da Scoop, cada funcionário tem uma árvore

É um gesto de carinho para com os seus colaboradores e um alerta para o problema dos incêndios. Depois do drama vivido em Portugal no ano passado, a Scoop, empresa têxtil de Famalicão, decidiu levar a sua vocação sustentável um pouco mais longe e criar uma pequena floresta, onde é plantada uma árvore por cada funcionário.

“Os incêndios, especialmente os de Outubro, que afectaram aqui a região, inspiraram a administração da Scoop a contribuir para reflorestação” explica Daniel Pinto, director de desenvolvimento e estratégia da empresa têxtil, sediada em Cavalões e especializada na confecção de vestuário técnico e desportivo.

Nesta pequena floresta, ainda a dar os primeiros sinais de vida, cada colaborador participou no projecto ao plantar a sua própria árvore, que depois foi identificada com o seu nome e com o ano em que foi plantada – na foto, por exemplo, vê-se a identificação da árvore de Teresa Soares, controladora de qualidade na empresa.

“Hoje vou lá baixo ver a minha árvore” tornou-se assim uma frase habitual no seio da equipa. “Para quem está todo o dia na empresa, serve também de distracção, é a melhor terapia que pode existir” afirma Raquel Carvalho, gestora de projecto na Scoop.

Como a iniciativa tem um carácter ecológico, apenas são plantadas espécies autóctones da região Norte, como plátanos, sobreiros, azevinhos, loureiros ou murtas. Cada árvore é escolhida individualmente, numa tentativa de criar uma floresta diversificada e de personalizar o gesto de reconhecimento. Raquel Carvalho, por exemplo, recebeu um carvalho, em homenagem ao seu nome.

Mas para além do gesto simbólico, a Scoop procurou também enraizar a sua parceria com os bombeiros famalicenses, os quais já eram responsáveis pelos simulacros na empresa. Para além de serem parceiros em vários projectos da empresa, a administração ofereceu a cada um dos funcionários a anuidade do cartão de sócio, como forma de apoiar a associação.

A floresta, atualmente com 116 árvores, cresce lado a lado com outro projecto sustentável da Scoop: uma horta biológica com a qual fornece legumes, sopa, fruta, chás e ervas aromáticas para todos os funcionários.

Partilhar