24 Setembro 20
Indústria

T

Museu dos Lanifícios de portas abertas neste fim-de-semana

O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, assinala este fim-de-semana as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de atividades abertas ao público. A “Valorização Colectiva da Lã”, é o objetivo de um programa que se prolonga de sexta-feira a domingo, com visitas ao museu, percursos pedestres e ações digitais.

Ao longo de três dias, o museu oferece entrada gratuita às Reais Fábricas – a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga – que integram o espaço museológico criado pela UBI para preservar a memória da indústria dos lanifícios. Com raízes profundas na cidade da Covilhã, a indústria laneira mantém-se atualmente como um dos grandes polos de dinamismo na região.

Para além das visitas ao Museu, as jornadas convidam os visitantes a um conjunto de percursos pedrestres pelo património da região. No sábado é percorrido o caminho “Covilhã, Cidade-Fábrica”, pelo património industrial da Ribeira da Goldra, e no domingo os “Caminhos da Transumância: a Varanda dos Pastores”, por toda a região da Serra da Estrela.

O programa completa-se com um conjunto de ações nas redes sociais, como a publicação de um vídeo documental sobre o centenário da Empresa Transformadora de Lãs, criada em 1920, no espaço que atualmente alberga a faculdade de engenharia da UBI.

Partilhar