28 julho 17
Memória

T

Museu do Têxtil inaugurado em Cebolais de Cima

O Museu do Têxtil, instalado na antiga fábrica da Corga, nos Cebolais, é amanhã, dia 29, inaugurado por Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco.    

Preservar a história dos lanifícios na freguesia de Cebolais de Cima/Retaxo é o objetivo que a autarquia persegue com o novo espaço, que resulta da requalificação da antiga fábrica.

“Vai ser um museu vivo, que preservará a memória da indústria e onde será possível revisitar a sua história. Trata-se de uma obra muito importante em termos de inovação, valorização histórica e integração social”, explica o presidente da Câmara.

“As antigas máquinas vão funcionar e permitir a recuperação da memória coletiva. É mais um espaço que integra a rede de museus do concelho, que acreditamos servirá de alavanca para a promoção turística”, acrescenta Luís Correia.

O novo espaço museológico pretende ser um polo de desenvolvimento económico e por isso vai estar aberto a projetos dirigidos à população, que dessa forma pode reviver a indústria que tão importante foi para a freguesia, bem como a projetos na área do artesanato, ligado ao têxtil”.

A Fábrica da Corga, onde era feita a fiação e tecelagem de lãs, cessou atividade nos anos 90. Em 2014 foi comprada pela Câmara para fazer dela um museu. Depois de efetuar a compra, foi contratada uma empresa especializada na recuperação dos equipamentos industriais para fazer da Corga, mais do que um museu de lanifícios, um “museu vivo” em laboração onde se recupera toda a longa e rica história de Cebolais de Cima e Retaxo. 

Apesar de ser oficialmente inaugurado amanhã, o museu só estará aberto a todo o publico em setembro, já que durante o mês de agosto, estará apenas disponível para ser visitado pela população dos Cebolais e Retaxo e emigrantes dessas localidades.

Partilhar