16 Agosto 19
Solidariedade

T

Moz, as t-shirts nascidas do voluntariado

Foi a partir de uma viagem de voluntariado a Moçambique que Francisca Queiróz (de 23 anos) decidiu  criar a Moz. 100% produzida em Portugal, cada peça da nova marca integra no seu fabrico um bolso com tecido capulana. Ao tradicional tecido moçambicano a Moz acrescenta ainda em cada modelo de t-shirt um nome com um significado especial escrito em changana (dialeto moçambicano).

“Talvez porque não quero desligar-me daquele país que tanto me marcou … O que poderia, eu, devolver àquele país pelo tanto que me deu em tão pouco tempo? Enchi as malas de capulanas como se fossem elas o símbolo e a continuidade dos laços criados. As ideias começaram a surgir. Porque não utilizar as capulanas em peças de roupa, vendê-las e doar uma quantia para uma instituição em Moçambique? E assim foi! Durante a minha estadia em Moçambique tinha conhecido a Casa do Gaiato. É com eles que vamos colaborar!”

A Francisca desafiou então o Luís Magalhães, o namorado, a juntar-se-lhe e a desenvolver, em paralelo com as atividades profissionais de cada um, esta tshirt solidária que quer fazer a diferença.

A Moz tem oito modelos de t-shirt, todos eles de ‘sonoridade’ bem moçambicana e que querem dizer qualquer coisa: hina (nós), moya (ar), kanela (falar), kanimambo (obrigado), auxene (bom dia), búku (livro), ni khalé (estou bem) e nhica (dar).

 

Partilhar