30 julho 19
Fiação

T

MoreTextile vende Tearfil a Maria de Belém Machado (SMBM)

O Grupo MoreTextile, líder no sector do têxtil lar na Europa, estabeleceu um acordo com a empresária vimaranense Maria de Belém Machado (accionista da SMBM) para alienar a sua atividade de fiação concentrada na Tearfil, numa decisão que está em linha com o objetivo estabelecido de focagem na produção de felpos e roupa de cama.

A Tearfil Textile Yarns dedica-se à produção e comercialização de fios têxteis desde a sua fundação, em 1973 e está dotada de capacidades técnicas e know how avançados, que lhe permitem ocupar, segundo a MoreTextile, “um posicionamento diferenciado no mercado, cada vez mais exigente e seletivo, procurando assumir o papel principal de parceiro estratégico dos seus fornecedores e clientes, com o objetivo de a tornar numa referência no sector”.

A Tearfil conta atualmente com cerca de 300 clientes e 200 colaboradores e . A empresa gera um volume de negócios de 12 milhões de euros, dos quais 12% resultantes de exportações.

Nos últimos anos o Grupo MoreTextile – cujo principal acionista é a ECS Capital e resultou da fusão entre a JMA Felpos, António Almeida & Filhos e Coelima – recebeu diversas demonstrações de interesse na aquisição deste negócio “non core”, sendo esta que agora vai ser concretizada a mais interessante.

“A aquisição permitirá capturar sinergias e potenciar o valor acrescentado desta unidade, garantindo os postos de trabalho e o investimento no seu desenvolvimento. A Tearfil manterá a sua autonomia, de forma a potenciar a sua flexibilidade e agilidade”, refere fonte oficial do grupo, liderado por Artur Soutinho (na foto).

Com uma gama de produtos ampla e diversificada, a Tearfil produz desde os tradicionais fios mescla de algodão numa gama de cores clássicas ou em mesclados trendy de aspetos vintage com fibras celulósicas de última geração, até aos fios que produzem tecidos inteligentes e contemporâneos, em misturas de fibras com propriedades intrínsecas e permanentes antibacterianas, anti transpiração, anti odores, térmicas, esterilizadoras, hidratantes e anti fogo.

Por outro lado, o investimento em formação e tecnologia ao longo dos anos permitiu otimizar todos os seus recursos humanos, produtivos e tecnológicos, cujos resultados se cifram também na obtenção de vários certificados de qualidade.

A empresária Maria de Belém Machado detém a empresa SMBM, sediada em Moreira de Cónegos, Guimarães, que iniciou a sua atividade em 2001 e atualmente produz fios open-end e fios convencionais, singelos ou torcidos, crus ou mesclas. A empresa detém a marca Fifitex, que é uma referência no negócio da fiação.

Partilhar