19 junho 19
Digital

T

Monttra divulga tecnologia anti-contrafação

A Monttra, startup tecnológica oriunda de Famalicão, desenvolveu uma tecnologia assente numa mega-plataforma de dados e numa aplicação digital que garante a autenticidade do produto ao longo de toda a cadeia de distribuição, até chegar ao cliente final – sendo uma forma de combater a contrafação.

O sistema está a ser devolvido há oito meses e deverá estar acessível gratuitmente no final deste mês, depois de ter sido apresentado no passado dia 6 de junho durante a conferência “Contrafação: um negócio em que todos perdemos”, organizada pela Câmara Municipal, através do Famalicão Made IN.

Sendo a contrafação um dos flagelos da indústria têxtil, a Monttra assume assim a defesa do negócio dos outros como a sua base de negócio. “E nem foi preciso investir muito”, comenta Fernando Veloso, citado pela Famalicão Made IN, fundador da startup: cerca de 10 mil euros. “Contratei uma empresa de informática e dei-lhe a hipótese de participar no capital da Monttra ou de vender o serviço de desenvolvimento da plataforma. E eles optaram por ser nossos sócios”, explica Fernando Veloso, ex-quadro da Riopele, que junta mais três sócios neste projeto.

A Monttra impossibilita a entrada de produtos de marca falsificados no mercado. E, ao contrário da oferta anti-contrafação disponível no mercado, não se propõe autenticar a qualidade da produção ou certificar a conformidade de uma peça ou produto de marca. “Asseguramos a monitorização do processo de transmissão da propriedade“.

Ainda de acordo com Fernando Veloso, para além de inibir a contrafação, o sistema “permite aos produtores e às marcas conhecer em tempo real o percurso de cada item produzido até ao cliente final, contribuindo para o consumo responsável e em segurança e um controlo interno eficaz”.

Partilhar