24 Fevereiro 2017
Imprensa internacional

T

Monocle encantada com o Porto, a moda e os têxteis portugueses

A edição especial de 10º aniversário da prestigiada revista Monocle tem um caderno, de 64 páginas, sobre Portugal. Nele, são destacadas a cultura, a gastronomia, o turismo e, claro, os têxteis portugueses.

O artigo sobre a moda e o Porto, assinado por Nolan Giles, inicia-se com Filipe Prata, administrador da Daily Day e da Lagofra – fábrica onde, no dia da visita do jornalista, se faziam peças para o estilista Henrik Vibskov que iriam dali a dias para a Paris Fashion Week.

Paulo Vaz, director-geral da ATP, também teve uma voz neste artigo especial. “Quando a produção passou para a Ásia, muitos países da Europa – com excepção da Itália e alguns outros – perderam o seu know-how. Mas enquanto Portugal lutava, as nossas tradições na moda [e têxtil] mantiveram-se e os conhecimentos sobreviveram. Se estás à procura da melhor qualidade, vens cá.”

O jornalista afirma que a quantidade de peças onde se encontra a etiqueta “Made in Portugal” é surpreendente, passando por muitas marcas de calçado e também por roupa de luxo, como a Giorgio Armani, Calvin Klein e Versace. Faz também menção ao alto nível de especialização de algumas empresas, nomeadamente da Petratex, ao nível do desporto.

Há ainda espaço para uma breve conversa com os criadores da La Paz, André Bastos Teixeira e José Miguel de Abreu, que contam um pouco do início da marca portuguesa de roupa de homem. O artigo acaba com uma nota final animadora, antevendo o muito que ainda está para vir: “A moda move-se rapidamente mas, como se nota, o Porto também”.

Pode ler as partes referentes ao Porto, moda e têxtil do caderno especial da Monocle aqui.

Partilhar