01 Março 2019
Sustentabilidade

T

Moldacril e Seamless querem reciclar acrílico e poliéster

Criar produtos inovadores a partir de resíduos de acrílico e poliéster é o desafio lançado à comunidade criativa pela Fibernamics Green e as empresas Moldacril e Seamless. O objectivo é dar uma nova vida aos resíduos das duas empresas através do design e criatividade.

“Do Resíduo ao Produto”, é o concurso através do qual a plataforma da UMinho lança dois desafios para o desenvolvimento de dois produtos de valor acrescentado, um para cada empresa com base nos seus respetivos resíduos. Para a Moldacril, o objectivo é criar um produto inovador que incorpore os resíduos de pó, serrim, tiras, e chapas de acrílico; o mesmo para a Seamless com aproveitamento de resíduos de poliéster, poliamida e poliéster com algodão. No conjunto, as duas empresas lidam anualmente com 44 toneladas daqueles resíduos.

Dirigido aos membros do Green Think Tank – a comunidade ligada à Febernamics que agrega profissionais das áreas criativa – o concurso propõe “colocar as ideias de designers, arquitetos e engenheiros a fervilhar com o intuito de desenvolver produtos inovadores com base em resíduos e com novas utilidades, formas, toque, acabamentos e emoções”.

A decorrer desde quinta-feira (dia 28 de Fevereiro) e até 14 de Abril, o concurso atribui um prémio de mil euros ao vencedor de cada desafio, sendo os projetos avaliados de acordo com critérios de inovação, criatividade, sustentabilidade, exequibilidade técnica e potencial de mercado.

O regulamento e toda a informação em:

http://green.fibrenamics.com/concurso-do-residuo-ao-produto

Partilhar