23 Setembro
Feiras

T

MODTISSIMO arranca com normalidade e acima das expectativas

A grande novidade é até a absoluta normalidade, mesmo no que respeita à afluência de compradores, tanto nacionais como internacionais. Já arrancou a edição 56 do MODTISSIMO que volta a reunir até amanhã na Alfândega do Porto cerca de 200 expositores da fileira têxtil nacional. A primeira feira física a acontecer na Península Ibérica e uma das poucas a nível europeu desde o início da pandemia está a decorrer acima das expectativas.

“Tal como fiquei surpreendido com o número de expositores [uma adesão de 95% face à edição homóloga], estou também muito contente com a afluência de compradores nacionais e internacionais neste arranque da feira”, diz Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda, responsável pela organização.

Sob o tema “Linked”, esta edição do MODTISSIMO obedece a um rigoroso plano de contingência, enquadrado no âmbito das medidas de segurança e higiene de combate à Covid-19 que, congratula-se Manuel Serrão, “está a ser rigorosamente respeitado por todos sem exceção”. Entre as medidas adotadas está a colocação do check-in ao ar livre e a obrigatoriedade do cartão de expositor ou comprador digital o que, olhando à primeira manhã da feira, minimiza os aglomerados em zonas interiores e permite que o acesso à feira de forma mais fluída.

“Tudo está a decorrer ao nível de edições anteriores”, revela o CEO da Associação Seletiva Moda que dá ainda conta do facto do salão têxtil nacional ser visitado por compradores de múltiplas origens. Para além dos países da Europa, como Alemanha, Áustria, França, Holanda, Suíça, Itália, Espanha, Reino Unido ou Espanha, os potenciais clientes chegam também de países como os Estados Unidos da América e o Qatar (e ainda um japonês residente em França).

“Penso que o facto de seremos a única feira a decorrer na Península Ibérica e uma das poucas na Europa desde Março pode beneficiar o MODTISSIMO. Há muitos compradores que não puderam visitar os expositores portugueses em feiras internacionais porque foram canceladas, nomeadamente na PV, que decidiram vir cá agora”, justifica Manuel Serrão.

Para além das cerca de 200 coleções apresentadas, o MODTISSIMO conta ainda com uma série de fóruns e eventos, dos quais se destacam o Fórum Green Circle, uma mostra focada na sustentabilidade, e o iTechStyle Showcase, responsável por apresentar os projectos mais inovadores das empresas nacionais. Do programa desta tarde salienta-se  ainda a visita do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que será acompanhado pelos presidentes da ATP e da ANIL, Mário Jorge Machado e José Robalo, respetivamente.

Partilhar