11 setembro 2017
Feiras

Raposo Antunes

Modtissimo acolhe estreia internacional da moda russa

Há sempre uma primeira vez. Mesmo para a moda. Quatro marcas russas vão mostrar pela primeira vez na chamada Europa Ocidental o vestuário de homem e mulher que estão a produzir. Escolheram o próximo Modtissimo, que decorre na Alfândega do Porto entre 3 e 4 de Outubro, para essa estreia internacional. E trazem muitas novidades.

Manuel Silva, da Agência Internacional Casal de Castro, sediado em Moscovo há cerca de 20 anos, é o pivot da internacionalização destas quatro marcas russas, duas de Moscovo e duas de São Petersburgo, havendo ainda uma forte possibilidade de participar uma quinta marca oriunda da Bielorrúsia.

Obviamente que Manuel Silva contou com a colaboração da Associação Selectiva Moda, que organiza o Modtissimo, para trazer ao Porto estas marcas até agora confinadas à Rússia e a alguns países que constituíam a antiga União Soviética.

“Pela primeira vez, os russos vão mostrar no Mundo ocidental o vestuário que estão a fazer”, diz Manuel Silva que faz importação e exportação em diversas áreas de negócios, entre as quais o têxtil. Antes de ter sido seduzido pelo mercado de leste, trabalhou durante 25 anos na Têxtil Manuel Gonçalves, a gigante TMG.

Não se pense, no entanto, que estamos a falar de estruturas de pequena dimensão. “Todas as empresas têm entre 800 a 1000 funcionários, dezenas ou mesmo centenas de lojas próprias, vendem ainda em lojas multimarca ou franchisadas da própria marca, chegando a atingir na totalidade cada uma dessas marcas entre 500 a 600 pontos de venda”, explica ainda Manuel Silva. Mas tudo confinado à Rússia, Cazaquistão, Bielorrússia e outros países da antiga URSS.

A Olimp Lda, sediada em Moscovo, é uma das empresas que vai estrear-se internacionalmente com a sua participação no Modtissimo. Esta empresa dispõe de duas marcas: a Van Cliff, que faz uma linha de vestuário exterior para homem (fatos, casacos, calças, blazers e camisas) e tem também uma linha de vestuário para criança; e a Foreman que também produz artigos para homem e criança, mas destinados a uma gama mais alta.

De São Petersburgo vão chegar a Pompa que se dedica ao fabrico de roupa exterior para mulher (casacos, casacões, gabardines, etc) e a Ladysharm que faz toda a linha de vestuário de mulher, tanto exterior como interior, e last but not least essas peças podem chegar ao tamanho 70. No ocidente, o tamanho maior é normalmente o 54/56.

Além destas quatro marcas russas, também deverá estrear-se internacionalmente no Modtissimo uma outra oriunda da Bielorrússia – a Eliz. Também com 800 a 1000 empregados, esta empresa/marca faz camisas para homem e blusas para senhora. Dispõe de uma cadeia de 138 lojas próprias, além de outras franchisadas e da venda em lojas multimarca.

Partilhar