25 Setembro 18
Fashion Festival

T

Modtissimo 52 já bate aos portões da Alfândega

A cidade agita-se e os media destacam a presença, pela primeira vez, do ministro da Economia. Arranca esta quarta-feira a 52ª edição do Modtissimo, o salão que já bate aos portões do  edifício da Alfândega do Porto. É também a âncora da Fashion Week, um verdadeiro festival de moda em todo o seu esplendor e com um programa alargado de iniciativas.

É o mais antigo salão têxtil da Península Ibérica e único e em território nacional dedicado à ITV, e por isso o espaço para expositores está esgotado há meses. Centenas de compradores das mais diversas origens têm já presença confirmada e em exposição vão estar mais de 400 novas colecções. Mesmo antes de portas abertas, é já uma certeza que o mercado internacional estará bem atento ao que se vai passar estes dois dias na Alfândega do Porto.

Visita já habitual em diversas feiras internacionais, o ministro Caldeira Cabral, acompanha também desta vez as empresas portuguesas em território nacional, uma visita prevista para as 17h de quarta-feira, que tem lugar a convite da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Numa exposição muito variada, que vai desde as matérias-primas ao produto final, da moda aos tecidos técnicos, passando por todos os sectores da indústria têxtil e de vestuário, nesta 52ª edição a grande novidade é dada pelo espaço Green Circle, dedicado ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma parceria entre a Associação Selectiva Moda, que organiza o evento, e o CITEVE – Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário, com apoio e consultoria de Paulo Gomes, do Manifesto Moda.

Na vanguarda das questões ambientais, o Modtissimo servirá de montra para uma colecção de modelos de criadores nacionais, feitos a partir de matérias-primas amigas do ambiente. Na vertente tecnológica e de inovação, o CITEVE apresenta também o iTechStyle, um showcase com alguns exemplos representativos da veia criadora da indústria nacional.

A par das muitas novidades, o Modtissimo tem também por um vasto programa paralelo, desde a apresentação das últimas tendências WGSN, Carlin e Promostyl (que anualmente estabelecem os padrões da indústria da moda) ao Fashion Film Festival, o único festival de cinema de moda a nível nacional que conta com um recorde de 120 filmes a concurso, em grande parte internacionais.

Destaque ainda para a noite de agitação, música e animação (quinta, dia 27, 18h30/23h30) que promete ser a Fashion Nigth Out, um programa que envolve cerca de uma centena de bares e lojas da cidade. A par dos descontos especiais, também a oferta de espumante M&M é já uma tradição.

Partilhar