25 Maio 2018
Tradição

T

Modatex reinventa renda de bilros

O Modatex foi uma das instituições presentes na 1.ª Mostra Internacional de Rendas de Bilros, que decorreu entre os dias 19 e 20 de maio, em Serra D’El Rei, Peniche. Alunos do centro de formação apresentaram várias criações de moda com a aplicação desta técnica artesanal de renda.

Criada com o objetivo de perpetuar e divulgar este ex-libris da cidade de Peniche, a 1.ª Mostra Internacional de Rendas de Bilros contou com a participação dos alunos dos vários cursos do Modatex (Design de Moda, Modelação e Costura), que aceitaram o desafio de criar e confeccionar novos modelos, integrando componentes de rendas de bilros.

Este já não é o primeiro evento em que o Modatex (Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios) colabora com a Câmara Municipal de Peniche na divulgação da renda de bilros. Já em 2017 foram realizados desfiles com produções coordenadas entre os alunos dos vários cursos e grupos de rendilheiras da cidade costeira.

Esta tradicional arte de renda faz parte da história da cidade de Peniche desde o século XVIII, e ao longo da história foi especialmente popular entre as mulheres das comunidades piscatórias, que desenvolveram esta forma de artesanato enquanto os maridos estavam no mar. Atualmente, a autarquia tem desenvolvido esforços para manter e divulgar esta arte têxtil através e foi mesmo apresentada uma candidatura a património imaterial da Unesco

 

Partilhar