17 Maio 19
Moda

T

Modatex: Alunos desfilam modelos em rendas de bilros

O Modatex apresenta este sábado, em Peniche, um desfile invulgar que leva à passerelle dois símbolos da cultura nacional: o amor de Pedro e Inês e as tradicionais Rendas de Bilros. Iniciativa está enquadrada na Mostra Internacional de Rendas de Bilros da Vila de Serra d’El Rei e vai contar 14 coordenados, desenvolvidos pelos alunos das delegações de Porto e Lisboa.

O desafio foi lançado pelo próprio evento, criado pela autarquia local para promover as tradicionais rendas de bilros, especialmente em projetos de moda contemporânea. Como um exemplo dessa incorporação, os alunos de Design de Moda, Alfaiataria e Confeção de Vestuário foram convidados a conceber coordenados com a aplicação da renda.

Sob o tema “Pedro e Inês”, as duas delegações do Modatex desenvolveram conceitos diferentes, que desfilarão em conjunto. Os coordenados do MODATEX Lisboa estarão focados na cor vermelha, como símbolo do sangue derramado por Inês e do amor entre os dois, e os trabalhos da escola portuense no gótico medieval, estilo artístico do Mosteiro de Alcobaça, onde estão ambos sepultados.

O desfile decorre no sábado, às 22h00. A Mostra Internacional de Rendas de Bilros da Vila de Serra d’El Rei arranca já esta sexta-feira e prolonga-se até domingo.

Partilhar