21 Novembro 18
Emprego

T

Modatex ajudou a integrar os ex-Ricon na Valerius

“Formar para Empregar” foi o objectivo da parceria estabelecida entre o Modatex e a Valérius Têxteis, que resultou na contratação de cerca de 150 novos colaboradores, na sua grande maioria ex-trabalhadores da Ricon. Passados nove meses desde o encerramento da têxtil de Famalicão, o sector têxtil dá sinais do seu bom momento e grande parte da antiga equipa já está de novo no activo.

Na acção de formação desenvolvida pelo Modatex, os ex-trabalhadores da Ricon tiveram a oportunidade de ganhar novos conhecimentos e obter uma nova certificação profissional. Sempre com a empregabilidade como objectivo, as 420 horas do curso foram dedicadas a vários módulos, desde materiais têxteis à confecção, passando por uma componente prática em contexto de trabalho.

A parceria com o centro de formação surgiu da necessidade da Valérius têxteis em contratar profissionais qualificados e com experiência no sector. No entanto, a reintegração dos ex-trabalhadores da Ricon envolveu necessidades específicas, especialmente na vertente humana e relacional.

“Todo o período conturbado e de extrema exposição social em que se viram envolvidos trouxe desconfianças e agudizou alguns conflitos entre ex-trabalhadores. Entendeu-se que uma formação com uma forte componente relacional facilitaria a reentrada desses trabalhadores no mercao de trabalho” explica José Manuel Vilas Boas Ferreira, presidente da Valérius Têxteis, em entrevista para a revista Vestir80.

Com 100% de empregabilidade, a acção de formação não terá sido apenas um passo importante para todos os trabalhadores envolvidos, que em pouco tempo voltaram ao activo, mas também para as duas entidades envolvidas, que aprofundaram a parceria entre ambas.

“Atendendendo a que os ex-trabalhadores do Grupo Ricon provinham de diferentes unidades, o Modatex fez a devida articulação e foi a maior fonte de motivação para todos” afirma o presidente da Valérius.

Partilhar