20 janeiro 20
Fórum internacional

T

Moda volta ao roteiro do Fórum de Davos

O Fórum de Davos, que tem lugar na Suíça entre 21 e 24 deste mês, volta para dar voz ao negócio da moda: consumo, indústria, cadeia de valor, transparência, energia e acima de tudo sustentabilidade, serão as principais questões.

‘Redesigning Fashion for a Sustainable Future’ é um dos painéis em destaque. Segundo o Fórum, a economia global pode ganhar mais 158 mil milhões de euros por ano através do uso mais eficiente dos recursos e melhorias das condições de trabalho.

O painel debaterá como os líderes do setor da moda podem unir forças em termos de sustentabilidade, com o objetivo de aumentarem a transparência, circularidade e inclusão na cadeia de fornecimento.

Entre os especialistas que participarão do debate estão Andrew Moose, diretor de comércio, bens de consumo e estilo de vida no Fórum Económico Mundial; Holly Syrett, da divisão de transparência da Sustainable Apparel Coalition; Miroslava Duma, CEO e fundador da Future Tech Lab; o arquiteto norte-americano William McDonough; a ativista sul-africana, advogada e modelo Thando Hopa; e Brune Poirson, secretária de Estado francesa.

O futuro do consumo será também debatuido o Fórum, com a agenda a incorporar uma conferência dedicada ao tema ‘Moldando o futuro do consumo’, que refletirá sobre as alterações ao cenário da competitividade, os desafios e oportunidades da próxima década e o que devem ser as as prioridades nesta área.

Outra área que afeta a indústria da moda e será abordada tem a ver com a energia: a conferência analisará como as indústrias e instituições globais estão a realizar iniciativas de mudança para as energias limpas e os desafios para a próxima década.

A transformação tecnológica da cadeia de valor e a forma como afeta a indústria; as pressões ambientais e a geopolítica como elementos de redefinição dos fluxos; a transparência e rastreabilidade da cadeia de fornecimento e seu impacto ambiental e social; e o comércio justo, são outros temas que o Fórum coloca este ano em cima da mesa.

Partilhar