25 janeiro 19
Imprensa internacional

T

Moda portuguesa “no radar” da revista Esquire

A revista norte-americana Esquire destaca o perfil sustentável e inovador da moda portuguesa e  questiona-se mesmo porque é que há muito não está nos radares dos agentes do setor. A chamada de atenção da importante revista americana surge depois daquilo que encontrou na Pitti Uomo, feira que decorreu há poucos dias em Florença, onde se deparou com traços de sustentabilidade, inovação e mesmo de recuperação de artes antigas.

“Uma combinação especialmente interessante de know-how técnico e novas perspetivas é exatamente o motivo pelo qual a nação ibérica merece um lugar no radar internacional – e por isso foi escolhida como centro das atenções na Pitti Uomo”.

Admitindo que “se alguém pedisse para divulgar uma lista de centros de moda global, Portugal provavelmente não seria uma escolha imediatamente”, a revista corrige o erro: “Mas talvez devesse”.

E explica porquê: “essa tendência para uma produção menor e especializada é uma das coisas que faz com que Portugal seja atraente, não apenas para as grandes marcas que buscam uma pausa nas encomendas milionárias para o extremo oriente, mas para os clientes que querem algo um pouco diferente”. “Eles têm tradição e habilidades magníficas na produçãoi”, diz Lapo Cianchi, diretor de comunicações da Pitti Imagine, empresa que administra a Pitti Uomo, citado pela Esquire.

“Mas também descobrimos a nova criatividade. Por isso, quisemos escolher algumas marcas jovens que, na nossa opinião, são capazes de expressar melhor esta nova onda da moda portuguesa. Talvez pudessem ser considerados uma espécie de vanguarda para o florescimento da moda em Portugal”.

Para a Esquire, “a questão não é ‘porquê Portugal?’ – nós sabemos a resposta: as pessoas fazem roupas, sapatos e acessórios muito bons – mas, ‘porquê agora?’. E tenta encontrar uma resposta, que pode passar por uma coisa simples: “a moda portuguesa, ao que parece, atingiu massa crítica”. E isso faz toda a diferença.

Leia aqui o artigo da Esquire na íntegra.

Partilhar