08 Setembro 20
Marketplaces

António Moreira Gonçalves

Moda portuguesa aborda Estados Unidos através do digital

O principal marketplace de moda e vestuário do mercado norte-americano arrancou há poucos dias, com a presença de mais uma comitiva de marcas portuguesas. Aline Clothing, Bravian, Kleed Kimonos e Temperatura compõem o quarteto português que ao longo de dois meses vai contactar compradores locais através do Informa Market.

Com a principal feira de vestuário dos Estados Unidos – a Magic Las Vegas – cancelada devido à pandemia global, as atenções do mercado norte-americano focam-se agora no ciberespaço, onde desde o dia 1 de setembro e até 1 de novembro, está a ser realizado o Informa Market, um markeplace digital exclusivo para profissionais do sector.

A bordo da comitiva From Portugal, organizada pela Associação Selectiva Moda, estão presentes na plataforma as marcas portuguesas Aline Clothing, Bravian, Kleed Kimonos e Temperatura. Ao longo dos dois meses de exposição vão apresentar os seus catálogos e contactar com compradores, sobretudo dos Estados Unidos e do Canadá, mas também de outros mercados circundantes.

“Estamos a apresentar cerca de 30 modelos e o objetivo é chegar a clientes de vários perfis, desde as Top High End Stores a Department Stores”, adianta Carolina Guedes Cruz, CEO da Kleed Kimonos, marca portuguesa especializada em loungewear para o mercado feminino. Esta é a primeira experiência da marca com um marketplace, mas a Kleed é já presença habitual em feiras norte-americanas.

Também a Bravian está a apostar na diversidade para chegar a novos clientes. “A nossa oferta vai desde o fato até roupa urbana, temos uma grande abrangência e é exatamente isso que vamos apresentar”, explica Simão Soares, diretor-geral da marca. T-shirts, sweatshirts, pólos e calçado fazem parte da marca de moda do grupo Latino.

Nos primeiros dias, a marca de moda registou vários contactos e espera vir a capitalizar ainda mais o interesse dos compradores locais. “Os Estados Unidos é um mercado que trabalhamos há anos, conhecemos bem os hábitos e o que os clientes procuram”, acrescenta o responsável da marca.

Também a Aline Clothing marca presença com a expectativa de dar novos passos na internacionalização. “O nosso foco está nos mercados dos Estados Unidos e asiático”, explica Maria Valente, responsável de comunicação na Aline Clothing. A marca é também uma estreante num markeplace, mas tem já experiência com uma plataforma online própria.

A participação das empresas portuguesas no Informa Market é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020

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