28 Setembro 2017
Distribuição

T

Moda para cães (e gatos) está em alta

A gigante das vendas online Amazon acaba de entrar na luta pelo negócio associado à moda dos animais de estimação em Espanha, o que parece estar a levar os principais players do sector no país vizinho a reforçar a aposta no mercado português. As cadeias Tiendanimal e Kiwoko estão de olho no nosso país e projectam grande crescimento, impulsionados em boa parte pelo investimento dos fundos de capital de risco que parecem ver no comércio de artigos para animais um grande potencial.

Os números são de Espanha mas não deixam de impressionar. O mercado associado à moda dos animais de estimação já ronda os 2.280 milhões de euros, mesmo assim apenas uma terça parte do valor que o negócio atinge em países como Alemanha ou França. Segundo dados divulgados pelo El País, as vendas daquelas duas cadeias estão a crescer a um ritmo anual de dois dígitos e ambas devem fechar 2017 com receitas na ordem dos 80 milhões.

“Crescemos a uma média anual de 90% desde 2008, queremos ter toda a Espanha coberta com 200 lojas e alargar o negócio em Portugal, onde temos já mais de metade do mercado”, diz Rafael Martines-Avial, da Tiendanimal. Já a Kiwoko, que tem uma rede de 92 lojas em Espanha, alargou em Abril para 4 os espaços de venda em Portugal com a abertura da loja de Matosinhos, que se juntou às de Albufeira, Portimão e Montijo.

Segundo o El Pais, o ímpeto expansionista das duas cadeias é a reacção à entrada da Amazon, em Junho, no mercado online do país vizinho. Entre mais de 800 marcas, a gigante do e-comerce disponibiliza 2.600 peças de roupa e 32 tipos de óculos para os cães espanhóis.

Partilhar