15 março 2017
Equipamentos desportivos

T

Ministro veste camisola amarela da P&R Têxteis

A P&R Têxteis quer manter-se na linha da frente no fabrico de equipamentos desportivos de elevada performance e já está a trabalhar com a Adidas no desenvolvimento de vestuário específico para as olimpíadas de Tóquio, em 2020.

A empresa esteve em destaque nos recentes Encontros 560! do Ministério da Economia, tendo levado ao ministro Caldeira Cabral o fato amarelo que enverga o líder da Volta a França nas provas de contra-relógio. Um equipamento inovador, que simboliza também a liderança da têxtil de Barcelos no fabrico dos modelos que vestem campeões e superatletas como Usain Bolt, Mo Farah, Chis Frome e os líderes das diversas classificações do Tour francês. Ou os nossos campeões Nelson Évora e Patrícia Mamona, para citar os casos mais recentes.

Quanto aos equipamentos para Tóquio 2010, Hélder Rosendo, director-geral da P&R Têxteis, destaca o trabalho específico que estão já a desenvolver com a Adidas, que, a par da Asics e da Le Coq Sportif, é um dos principais clientes da empresa.

“Temos tido reuniões de trabalho com o foco em 2020 com alguns dos nossos clientes mais importantes. Estamos a analisar ideias, materiais e acabamentos, em conjunto com alguma inovação que por certo surgirá com os novos equipamentos para os Jogos Olímpicos”, adianta Rosendo, sem querer desvendar as linhas com que se cozerão a novidades para a competição.

“Ainda é cedo e estamos apenas a debater e analisar ideias”, explica, dizendo que o caminho passa pela “combinação entre materiais, design, morfologia e confecção” até chegarem aos equipamentos que permitam dar maior conforto e potenciar ao máximo as capacidades dos atletas.

Outra vertente de novos equipamentos tem a ver com a equipa nacional de ciclismo que participará nas olimpíadas de Tóquio. Em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a P&R está a desenvolver fatos específicos para os ciclistas nacionais, à imagem daquilo que foi feito para as olimpíadas do ano passado no Rio de Janeiro. O ciclista Nélson Oliveira alinhou no contra-relógio com um fato concebido para secar mais rápido, com menos 18% de peso e mais confortável, que foi criado em parceria com a Universidade de Coimbra.

A P&R Têxteis dedica-se sobretudo à produção de vestuário técnico desportivo e de competição, que frequentemente desenvolve com o apoio do CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal. Fundada em 1982, com 30 pessoas e com um arranque difícil, a aposta a inovação e nos mercados internacionais foi determinante para o crescimento e sucesso. Emprega actualmente perto de 200 pessoas e no ano passado os negócios cresceram acima dos 20%, ultrapassando 13 milhões de euros.

Partilhar