21 Novembro 19
Moda Funcional

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Mihi, a marca amiga das mulheres mastectomizadas

Biquínis e fatos de banho, que conjugam a beleza de praia com as necessidades de conforto de mulheres que passaram por uma mastectomia. Este é o conceito criado pela designer portuguesa Rute Vieira, fundadora da Mihi, uma marca de banho que se intitula “Breast Cancer Friendly”.

“Desejamos contribuir de forma positiva para o equilíbrio, serenidade e elevação da auto-estima de cada mulher”, explica a designer na apresentação da marca, publicada na própria loja online. Fatos de banho com suporte extra, ajustáveis a diferentes silhuetas, ou biquínis em estilo cai-cai, que permitem a utilização de próteses, são algumas das sugestões da Mihi, que pretende dar uma resposta às mulheres que procuram novas peças de vestuário depois do tratamento para o cancro da mama.

Ao jornal Público, Rute Vieira, explica que a ideia lhe surgiu quando, depois de ter sido submetida a uma mastectomia, se viu obrigada a renovar o guarda-roupa, especialmente o de banho. Quando se apercebeu que este era um mercado dominado sobretudo pelas marcas nórdicas, a designer decidiu criar os seus próprios modelos, mais adaptadas à estética mediterrânica. “Houve um enorme desencontro entre as expectativas e o que encontrava. No Sul da Europa temos outros gostos”, afirma.

Às preocupações sociais, a Mihi associa também a responsabilidade ambiental, com todas as peças a serem produzidas em Portugal e em malhas de Econyl, um fio produzido a partir de redes de pesca abandonadas no mar.

A primeira colecção da marca foi apresentada no final de Outubro – o mês da luta contra o cancro da mama – e as peças dividem-se em três tamanhos: S, M e L, que correspondem respectivamente às próteses números 2/3, 4/5 e 6/7.

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