02 Julho 2018
Têxteis técnicos

T

Meias terapêuticas valem à Barcelcom Prémio Inovação

A peúga de compressão que tem funcionalidades de terapia e de reabilitação através da electroestimulação valeu à Barcelcom o Prémio Inovação NOS. O anúncio dos vencedores e cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Teatro Tália, em Lisboa, onde a centenária têxtil de Barcelos esteve representada por Vânia Fontes e Nuno Mota Soares (foto).

Entre os 30 projectos finalistas, a Barcelcom arrecadou o prémio para a categoria de Pequenas e Médias Empresas (PME). O júri destaca que os têxteis terapêuticos da Barcelcom marcam pela inovação. A empresa desenvolveu uma peúga de compressão que tem funcionalidades de terapia e de reabilitação através da eletro-estimulação. Esta peúga destina-se a ser utilizada principalmente por atletas, e já está a ser Rússia por jogadores de várias selecções no Mundial de Futebol.

As meias da Barcelcom que tratam e previnem lesões, resultam de um projecto desenvolvido em conjunto com a Fibremanics, da Universidade do Minho. A novidade foi apresentada em Fevereiro, na ISPO Munique, a maior feira do mundo de artigos desportivos, e vem na sequência dos vários projectos da empresa de Barcelos que cruzam o têxtil com saúde e desporto.

As meias com eletro-estimulação permitem recuperações dez vezes mais rápidas do cansaço muscular que os métodos tradicionais, ainda com a vantagem de que o atleta não tem de estar imobilizado e deitado para receber a fisioterapia. Pode fazê-lo em treino ou durante a vida normal, sendo que as Electrosocks podem ser usadas também como terapia preventiva.

“O que fizemos foi tricotar com fios condutores para zonas específicas que são ligados a um aparelho de electro-estimulação. E já foram testadas em equipas de futebol e por vários fisioterapeutas”, diz Nuno Mota Soares, adiantando que o produto deve estar no mercado após o Verão e que há já várias marcas internacionais interessadas na comercialização.

Além da Barcelcom, o Centro Hospitalar Santo André, de Leiria foi o premiado na categoria das Grandes Empresas, com uma plataforma Tele-reabilitação, que permite aos doentes fazer reabilitação em casa, através do um tablet, devolvendo-lhes autonomia. O outro galardoado foi o projeto Sun Concept Catamaran 12.0, da startup Sun Concept. A empresa constrói catamarãs eletrossolares que funcionam exclusivamente com a energia do Sol através de painéis fotovoltaicos.

Partilhar