17 Junho 20
Produção

Cláudia Azevedo Lopes

Máscaras da Concreto dão vida a tecidos excedentes

A Concreto, a marca portuguesa de vestuário do universo Valerius, lançou uma coleção de máscaras sociais, uma estratégia para contornar a quebra das vendas verificada com o aparecimento da pandemia da Covid-19. Uma solução que, para além de criar um produto novo, diferente e atualmente obrigatório, é também sustentável, pois serviu para escoar os tecidos excedentes que o grupo tinha em armazém.

“Já tínhamos a nossa coleção de verão disponível e claro que sentimos uma quebra nas vendas. Penso que toda a gente sentiu, e quem disser que não está a mentir”, revela ao T Jornal Teresa Marques Pereira, a CEO da Concreto. Estava pois na altura de pôr mãos à obra e começar a dar a volta à situação.

“Nós desenvolvemos os nossos próprios estampados e tínhamos em armazém bastante tecido excedente, que normalmente é utilizado para fazer reposição de mercadoria, quando entra em rutura de stock em loja. No entanto, isso não estava a acontecer e íamos ficar com todo esse tecido desaproveitado”, explica a CEO. “Foi aí que entrou a ideia de fazer as máscaras que, para além de fazerem a reciclagem do excedente de tecido que tínhamos, têm a vantagem se serem feitas nos mesmos tecidos que as peças da coleção de verão, dando assim para coordenar as máscaras com a roupa”.

Compostas por duas camadas de tecido e uma de TNT (tecido não tecido), as máscaras são certificadas pelo CITEVE como máscaras de nível 3, podem ser lavadas a 60º e mantêm todas as propriedades até cinco lavagens. Segundo a marca, estão indicadas para a utilização no contexto de atividade profissional ou nas saídas autorizadas em períodos de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas.

De momento, as máscaras estão disponíveis em 11 padrões – Pastel Green ou Pastel Blue, Ocean Blue ou Ocean White, Boho Green ou Boho Orange, Floral White ou Floral Blue, Stone Blue ou Stone Kaki, e Stamp – com padrões fortes e cores arrojadas que se inspiram em elementos da natureza como o oceano, as flores, a floresta e as pedras naturais. Cada máscara tem o custo de 6€ e já se encontram disponíveis na recém-inaugurada loja online da Concreto.

Partilhar