25 Maio 2018
Olbo&Mehler

T

Mariana Pereira (Olbo & Mehler), a nossa mulher em Charlotte

Mariana Pereira (na foto), 29 anos, uma engenheira que vive e tem quartel general em Charlotte e é a responsável por todo o mercado da América do Norte de uma multinacional  alemã (Olbo & Mehler) cujo coração industrial bate em Famalicão?  Não, esta história não tem nada de fantasioso. Agora o mundo é mesmo assim.

A Olbo & Mehler tem ideias bem concretas e definidas para o mercado norte-americano, onde investiu num armazém, tem um escritório em Charlotte (Carolina do Norte) e não descarta a hipótese de passar a ter aqui uma base industrial, no caso de a expansão correr de acordo com o planeado.

Neste momento, os Estados Unidos valem anualmente apenas cerca de 1/6 (10 milhões em 60 milhões de euros) do volume de negócios desta empresa que tem clientes em diferentes segmentos – tecidos para correias de transmissão, mas também as industrias automóvel e farmacêutica.

Licenciada em Engenharia Química pela FEUP, Mariana Pereira teve na Olbo&Mehler o seu primeiro emprego, pouco tempo depois de ter terminado o curso.

Debutou em Famalicão, em novembro de 2011, no âmbito de um estágio profissional, e passou pelo departamento técnico, dirigida por Elisabete Silva, antes de começar a lidar com a parte comercial.

Como tomou o gosto pela componente comercial do negócio, resolveu fazer uma pós  gradução em Gestão de Vendas na Porto Business School, que acabou em 2016. Não demorou muito tempo até Mariana dar por ela a atravessar o Atlântico e deitar âncora em Charlotte.

É a partir desta cidade da Carolina do Norte, onde vive com o marido (um financeiro que a seguiu e arranjou trabalho no Bank of America), que dirige toda a operação comercial da Olbo nos States.

“Gostamos muito de estar aqui. Charlotte é uma cidade onde é fácil de viver – e tem uma das maiores taxas de crescimento dos Estados Unidos”, declara Mariana Pereira, Regional Sales Manager North America da Olbo & Mehler, acrescentando que rara é a semana em que não se meta num avião para ir visitar clientes – esta foi uma excepção já que optou por fazer uma viagem de 4h30 horas de carro para vir de Charlotte a Atlanta, para visitar a Techtextil.

Partilhar