08 Abril 20
Material Hospitalar

T

Maria Modista faz cógulas e pede tecido não tecido

A escola de costura Maria Modista está a fabricar cogulas – uma espécie de um gorro que cobre a cabeça até à linha dos ombros – a partir de tecido impermeável cedido por profissionais de saúde.

O pedido chegou através de uma enfermeira, uma das muitas alunas da escola, que enviou às professoras da instituição um tutorial sobre como produzir as cógulas, que protegem a zona do pescoço, coisa que as batas não conseguem fazer. As costureiras da escola aceitaram o desafio e após acabarem os primeiros moldes, testaram os protótipos em vários hospitais. Foi a partir daí que começaram a chover os pedidos.

Até ao momento, a matéria-prima – um material impermeável do qual são feiras as batas e toucas médicas profissionais – tem vindo a ser fornecida pelos profissionais de saúde, mas face á escassez deste material, as costureiras estão à procura de tecido não tecido (TNT) – têxtil produzido a partir de polipropileno, pedem a colaboração de quem tenha esta matéria prima e a possa ceder.

Mas na Maria Modista apela também a quem souber costurar que descarregue no site da instituição os moldes e ponha mãos à obra para fabricar em casa não só as cogulas, mas também máscaras, toucas ou botas.

Partilhar