28 Agosto 2018
Moda ética

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Marcas europeias lideram em ética e sustentabilidade

As marcas marcas europeias lideram pelo exemplo no que respeita às questões de ética e sustentabilidade. A conclusão é da Go On You, um organização australiana que criou uma base de dados com mais de duas mil marcas, que classifica em função do impacto na vida das pessoas, no planeta e nos animais. Adidas, G-Star Row e Stella McCartney  (na foto) são apontadas como “boas”, num ranking cuja classificação pode ir de “a evitar” até “óptima”.

“As empresas de vestuário desportivo são normalmente associadas a más práticas laborais, pelo que é óptimo ver marcas como Adidas a aprender com isso e a reformular o seu modelo de negócio”, destaca Sandra Capponi uma das fundadoras da Go On You, que se apresenta como a maior e melhor base de dados de seu género no mundo.

Sediada em Sydney, a organização esteve recentemente presente na Fashion For Good-Plug and Play Accelerator Program e na Cimeira da Moda de Copenhaga, e Sandra Capponi não tem dúvidas de que “a mensagem que estamos a ouvir de todos é clara, a moda precisa de tornar-se mais limpa e rapidamente. Felizmente, existem já algumas marcas a seguir essa orientação que outras poderão seguir, congratula-se.

“Sabemos que os compradores se sentem em conflito quando não compram de acordo com os seus valores, mas com tantos esquemas diferentes de comércio justo, orgânico certificado ou vegan, não é fácil para as pessoas comparar uma marca com outra. Vemos, por isso, a Good On You como essencial nesse processo”, destaca Capponi, para realçar que “com o lançamento destes novos dados, os compradores europeus poderão tomar melhores decisões e as marcas sentir-se-ão mais motivadas para uma maior transparência, sustentabilidade e ética”.

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