11 Outubro 2017
Tecnologia

Carolina Guimarães

Marcas e fornecedores: esta é a Foursource

A internet veio revolucionar o mundo das relações: o Facebook aproximou virtualmente as pessoas, o Tinder criou novas paixões e agora chegou a vez da Foursource, que quer criar boas oportunidades de negócio – e, acima de tudo, torna-las transparentes num primeiro contacto.

A transparência é, aliás, a palavra-chave para esta startup com ADN português, que quer fazer com que o contacto entre marcas e fornecedores seja feito de uma forma rápida, prática e verdadeira. “O que falha no sector têxtil é a transparência”, explica Francisco Carlão, chief technology officer da Foursource. “Para conseguirem um cliente, os fornecedores dizem que produzem duas mil camisolas quando, na verdade, só conseguem produzir mil. E isso é tão recorrente que força as marcas a fazerem deslocações às empresas, para verificar a qualidade, as instalação e capacidade de produção, o que implica um custo enorme para os seus orçamentos”, acrescenta.

Não saber ao certo quem está do outro lado da linha é um dos maiores problemas para quem estabelece relações à distância, nomeadamente ao nível de negócios. Para o resolver, a Foursource desenvolveu um software, em que o principal atractivo é uma base de dados verificada, onde as marcas podem encontrar potenciais fornecedores e vice-versa, de acordo com as suas necessidades e exigências, sem a necessidade de um mediador. Os perfis são detalhados, podendo ter tanto informações ao nível da produção e materiais, como do próprio posicionamento da empresa, de forma a que seja mais fácil encontrar o parceiro ideal para cada um.

A Foursource garante, através de vários processos, a validade dos dados inseridos pelas marcas e pelos fornecedores, que podem usufruir da plataforma através do pagamento de uma mensalidade e anuidade, cujo preço depende da dimensão e da necessidade das empresas utilizarem a aplicação.

“O que queremos oferecer é um primeiro contacto transparente, limpo e rápido, com o mínimo de custos possíveis”, conclui Francisco Carlão, que exemplifica outras funcionalidades da ferramenta que a startup desenvolveu, tais como a opção de showroom, onde os fabricantes podem mostrar as suas colecções e novidades ou a possibilidade de inserir os certificados de cada empresa.

Apenas há meio ano em funcionamento, a Foursource já reúne cerca de 500 fabricantes e marcas. Apesar da ideia inicial ter surgido na Alemanha, todo o código é português, desenvolvido em Matosinhos, por uma equipa que actualmente conta com 14 elementos. Presentes na Índia, no Camboja, no Paquistão, na Turquia e na Alemanhã, a startup está agora a investir no seu “país de criação”, pela mão de Fernanda Valente, directora-geral da Island Cosmos, representante oficial do software em Portugal. De forma a poder apresentar amplamente este novo conceito, que alia o têxtil às novas tecnologias, a Foursource fez a sua estreia no Modtissimo 50, onde ofereceu três meses de subscrição grátis.

“Para os fabricantes esta é uma montra direccionada, para as marcas é um ganho a nível de logísticas e despesas”, diz ainda o chief technology officer da Foursource.

Na foto: a equipa da Foursource.

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