23 Novembro 20
Moda

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Manifesto UMA VOZ para melhorar o ecosistema de Moda

Chama-se “Manifesto UMA VOZ” e é a prova viva do alinhamento entre os designeres e criadores de moda de autor portugueses. Subscrito por 25 criadores portugueses, o documento quer  “contribuir para um melhor ecosistema de moda em Portugal e de Portugal para o mundo”.

São três as principais inquietações que levaram o coletivo de 25 designers a criar o manifesto “UMA VOZ” que, através da união, alerta para as principais reflexões e desafios do setor da moda de autor em Portugal. Katty Xiomara, Luís Buchinho, Susana Bettencourt e Pé de Chumbo são alguns dos subscritores.

A primeira inquietação definida pelo grupo prende-se com a necessidade de “reconhecimento desta classe profissional enquanto a entes ativos do desenvolvimento e representação da identidade nacional(…). Segue-se o apelo à “represenatividade dos designers (…) durante o processo de definição das estratégias e acções de promoção apoiadas pelo Estado português”.

Por último, o coletivo procura definir algumas medidas que tornem possível um poscionamento mais competitivo” da atividade da moda de autor que partilha dificuldades “coletivas e estrutrais perdurando no tempo há vários anos”.

O manifesto é composto por  “um grupo heterógeneo de criadores de várias gerações, com diferentes projetos, ambições e inquietações, mas com vontade de agir em união, para garantir a continuidade desta atividade (…)”, lê-se no documento.

Katty Xiomara, Pé de Chumbo Luís Buchinho, Miguel Vieira, Júlio Torcato, Fátima Lopes mas também Susana Bettencourt, David Catalán, Diogo Miranda e Estelita Mendonça são alguns dos subscritores do movimento “UMA VOZ”.

Para além do manifesto o coletivo definirá um conjunto de ações no sentido da defesa do setor, exemplo disso é a loja pop-up que em breve vão abrir no centro histórico de Guimarães.  Esta será a primeira iniciativa do movimento que, de 27 de novembro a 19 de Dezembro, reunirá artigos de 10 designers de moda de autor nacionais para venda direta ao público.

 

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