09 Julho 19
Reciclagem

T

Maia recolhe mais de cem toneladas de resíduos têxteis

No primeiro semestre deste ano o concelho da Maia recolheu mais de cem toneladas de resíduos têxteis, produtos que são encaminhados para reutilização ou para reciclagem em novas fibras têxteis.

O sistema de recolha selectiva, com 48 contentores instalados pela Maiambiente e a empresa Wippytex, registou um aumento de 12,5% face a igual período do ano passado, segundo notícia do jornal Público. A empresa municipal atribui este incremento na recolha selectiva de resíduos têxteis ao facto de os contentores estarem visivelmente bem identificado, factor que vai também ao encontro das crescentes preocupações com a sustentabilidade por parte da população.

O concelho da Maia integra o sistema de recolha e tratamentos de lixos da Lipor – que engloba vários outros municípios do Grande Porto -, que num estudo interno sobre caracterização dos resíduos que remetia para incineração detectou um aumento de materiais têxteis em zonas específicas de recolha, tendo concluído tratar-se de desperdícios de pequenas empresas têxteis que são agora também encaminhados para reciclagem.

Partilhar