11 Maio 21
Formação

António Moreira Gonçalves

Lusófona cria licenciatura e pós-graduações de moda

A Universidade Lusófona abriu uma nova licenciatura em Design e Produção de Moda, que já está a aceitar inscrições para o próximo ano lectivo. “É uma licenciatura original no nosso país, porque conjuga o foco na produção de moda com uma série de tecnologias digitais”, adianta Alexandra Cruchinho, professora da Universidade e responsável pela formação. Para além da licenciatura, a universidade vai contar também com duas pós-graduações, uma em design e produção de moda e outra em Men’s Wear.

“É uma formação diferente do que normalmente existe em Portugal. No nosso país, a formação de moda está sobretudo focada no processo criativo, aqui para além do design focamo-nos também na implementação no mercado”, explica a responsável pelo novo curso da Lusófona, cujas aulas vão começar já em setembro deste ano.

No currículo da licenciatura em Design e Produção de Moda constam vários módulos em colaboração com outras áreas de formação, como a fotografia, o vídeo, o cinema e as artes de media. “O objetivo é que os formandos não saibam apenas desenvolver as colecções, mas dominem também os muitos meios de comunicação que hoje existem. Saibam fazer editoriais, catálogos digitais, teasers, instalações em vídeo para acompanhar um desfile, etc.”, enumera Alexandra Cruchinho.

Para além do foco nas novas tecnologias, o curso promete também trazer à sala de aulas a experiência de grandes nomes da moda nacional e de profissionais do sector têxtil. Júlio Torcato, Carlos Gil, Paulo Cravo, Katty Xiomara, Maria Gambina e Hugo Costa são alguns dos nomes já confirmados, aos quais se vão acrescentar parcerias com empresas da indústria portuguesa. “Vamos procurar também ter o contributo de profissionais das várias áreas, da confecção, da tecelagem, da estampagem, das malhas, de todo o processo de produção. Queremos conjugar o conhecimento académico com o conhecimento industrial”, adianta a responsável pela formação.

Para além da licenciatura, a Universidade está também já a aceitar inscrições para duas pós-graduações, a primeira em Design e Produção de Moda – “É a continuação da licenciatura, para quem já é formado e procura novas abordagens”, explica Alexandra Cruchinho – e outra especializada em Men’s Wear – “É uma área em que ainda não existia formação especializada em Portugal”.

Os interessados podem encontrar o currículo completo da formação e a respetiva ficha de inscrição na página da licenciatura no site da Universidade Lusófona

Partilhar